Pedaços de Vida - A Camara Obscura de Abelardo Morell


                 A ponte de Brooklyn, NY










Abelardo Morell é um Artista e fotógrafo nascido em Havana, Cuba em 1948 mas radicado nos USA, onde estudou na Universidade de Yale e concluiu o mestrado e o doutoramento em Belas Artes no Bowdoin College em Brunswicke. Foi professor, no Massachusetts College of Art and Design, Boston, MA, entre 1983-2011.


Ele mesmo explica a técnica que usou para fazer as fantásticas fotografias que podem ver a seguir (a de cima também é dele):



- «Fiz a minha primeira foto usando técnicas de câmara obscura na minha sala escurecida, em 1991. Na criação de uma sala para fazer este tipo de fotografia, eu cobri todas as janelas com plástico preto, a fim de alcançar a escuridão total. Depois cortei um pequeno buraco no material que uso para cobrir as janelas. Esta abertura permite a projecção invertida da imagem do exterior que inunda as paredes opostas da sala. Foquei então a minha câmara de grande formato na imagem projectada na parede e em seguida fiz uma exposição no filme da câmara. No início, as exposições levaram de cinco a dez horas.

Ao longo do tempo, este projecto tem-me levado da minha sala de estar para todos os tipos de interiores em todo o mundo. Uma das satisfações que recebo ao concretizar esse imaginário vem de eu captar o estranho mas natural casamento das imagens de dentro e de fora das salas.

Há alguns anos atrás, a fim de aumentar o potencial visual deste processo, comecei a usar filme colorido e uma lente colocada no buraco do plástico, a fim de aumentar a nitidez e brilho da imagem captada. Agora, uso muitas vezes um prisma para fazer a projecção da imagem já de cabeça para cima. Também tenho sido capaz de encurtar as minhas exposições consideravelmente graças à tecnologia digital. Adoro o aumento da sensação de realidade que a imagem exterior tem nestas novas obras.


A fusão do exterior com o interior é agora conseguido com mais equilíbrio.»



Neste vídeo Abelardo Morell explica como transformou um quarto com uma execelente vista numa camara obscura






Boston Custom House


                St Louis


               Na Toscania



                O Tamisa



               Tower Bridge, Londres










Veneza, Praça de S. Marcos



                               Quarto em Veneza

 


 


               Veneza, o Grande Canal




               Veneza, o Grande Canal, Foscari









               Florença




                    Uma oliveira



 


               Veneza, Praça de S. Marcos


               Entardecer em Manhattan, NY
 








Com que então a Câmara Obscura é uma coisa do passado...




Click aqui no nome do Artista para ver todas as incríveis imagens de Abelardo Morell








Sem comentários:

Enviar um comentário