domingo, 5 de março de 2017

OUTRAS HISTÓRIAS - F-35


Lockheed Martin F-35

Nota: Todas estas imagens foram obtidas na net, maioritariamente no sitio da Lockeed Martin







Img D
 
O Lockheed Martin F-35 "Lightning II" ou F-35 Joint Strike Fighter foi concebido como um único e simultâneo projeto de três caças de 5ª geração, CTOL F-35A JSF, STOVL F-35B JSF, CV F-35C JSF, de relativo baixo custo, para a Marinha, Força aérea e Marines dos Estados Unidos.






zzz30 1200 px

O facto de englobar num mesmo projecto três aviões atenuou os elevados custos de desenvolvimento de três separados. No entanto, devido a sucessivos problemas de desenvolvimento, o objetivo de baixo custo não foi atingido.









O armamento principal é transportado em compartimentos internos para um elevado grau de dissimulação. Mas armamento adicional pode ser montado sob as asas em missões em que a furtividade não seja necessária.






zzz11





Um aumento nos custos de desenvolvimento, projetados inicialmente em US$ 59 mil milhões de dólares, levaram a um custo final de 400 mil milhões de dólares, o programa de armamento mais caro da história.
Foi desenvolvido para satisfazer as necessidades de uma transformação na nova geração de armamento dos governos dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Holanda, Austrália, Canadá, Itália, Dinamarca, Noruega, Turquia e de outros compradores, como Israel.






zzz15
 

Após quinze anos de desenvolvimentos, em 2015 o primeiro esquadrão de F-35 foi entrou em serviço ativo na Força aérea dos Estados Unidos.
O primeiro voo de um F-35A f­­­­oi no dia 15 de Dezembro de 2006.
O F-35 é capaz de fazer decolagens curtas e aterragem verticais (STOVL), e voar a velocidades supersónicas. É o primeiro caça supersônico com características STOVL a entrar em serviço operacional.






zzz22






zzz27 By Tosaka wikimedia 1200 pox

Foi concebido para ter uma alta taxa de sobrevivência e elevada letalidade em combate, ser capaz de operar em ambientes hostis, de fácil e reduzida manutenção com baixos custos e ao mesmo tempo acessível de adquirir. Uns meros 74 milhões de dólares…­­








zzz26 BIG 1500px

O avião está equipado com uma cadeira de ejecção Martin Baker US18 T-X.






Martin Baker 3







Martin Baker

Voei nos anos 60 no F-86 (Ver aqui a história deste avião neste blogue) que estava equipado com uma cadeira deste fabricante. Estas cadeiras já salvaram mais de 7500 pilotos, incluindo vários pilotos da nossa Força Aérea.




zzz24


Videos:
Geral:
Outros:
Completo:
Reabastecimento:
1ª aterragem com arresto 3 Nov 2014


Video Top 10 bombardeiros 15min:

Locovideo


vídeos Martin Baker:

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário