Modelo voado
De
Havilland DHC-1 Chipmunk Mk.20
Voos relevantes que
fiz
14 de Mai 1962:
1º Voo no avião e na Força Aérea Portuguesa, na BA 7, Base Aérea de S. Jacinto, Aveiro. Matrícula
do avião: 1330.
14 de
Jun 1962: Largado em voo solo, na BA 7 com 07h54m de voo. Matrícula do avião:
1332.
17 de Jan 1967: Último voo neste avião, na BA 5, Base Aérea de Monte Real, Leiria. Matrícula do
avião: 1357.
Desenho esquemático de um Chipmunk |
Características e
história
O CHIPMUNK
MK20 é um avião bilugar em tandem
(o aluno à frente e o instrutor atrás) metálico, com trem
fixo e travões hidráulicos de disco, dotados de duplo comando. Foi utilizado
pela FAP para instrução elementar de pilotagem podendo, pelas suas
características de voo fazer toda a
acrobacia e, em boas condições meteorológicas, voo nocturno e por instrumentos.Foi também o principal avião de treino da força aérea Britânica e várias outras forças aéreas, durante muitos dos anos pós-guerra.
Desenhado para
suceder ao de Havilland Tiger Moth ,
o Chipmunk voou pela primeira vez em Downsview, Toronto a 22
de Maio de 1946. Embora o design
tenha sido desenvolvido pela de Havilland Aircraft of Canada Ltd; o
principal designer foi um polaco, Wsiewolod Jakimiuk. O protótipo
tinha um motor de 108 kW (145 hp) de Havilland Gipsy Major 1C.
Entrou
ao serviço na Força Aérea Portuguesa em 1951, com 76 unidades.
Em 1952, as Oficinas Gerais de Material Aeronáutico obtiveram
licença dos construtores para a montagem deste avião em Portugal.
Foram construídas 66 unidades.
Foi
utilizado na instrução de pilotagem básica.
Das
cerca de 30 unidades que a Força Aérea dispunha e devido ao seu efectivo, foram
seleccionadas 7 unidades que, com vista à execução de missões de reboque de
planadores da AFA, foram submetidas a várias modificações.
As modificações introduzidas constam de remotorização mais potente (145 HP para 180 HP); novo bloco de travões; novo rádio; transponder; derivas anti-vrille e pintura original da instrução na Força Aérea, com inscrição e emblema da Academia da Força Aérea.
As modificações introduzidas constam de remotorização mais potente (145 HP para 180 HP); novo bloco de travões; novo rádio; transponder; derivas anti-vrille e pintura original da instrução na Força Aérea, com inscrição e emblema da Academia da Força Aérea.
Especificações:
Fabricante: De
Havilland of Canadá /Canadá
Missão: Instrução
Tripulação: 2
Dimensões
Comprimento: 7,75 m
Envergadura 10,46 m
Altura 2,13 m
Área (asas) 15,87 m²
Peso
Peso total 647 kg
Peso bruto
máximo 990 kg
Propulsão
Motor De
Havilland Gipsy Major de 4 cilindros em linha, invertido, arrefecidos a ar
Potência 145 HP, actualmente 180 HP,
Chipmunk MK 20 (modif.)
Performance
Velocidade
máxima 287 Km/h
Velocidade
cruzeiro 204 Km/h
initial climb rate 800 ft (244 m)per
minute;
Alcance máximo 445 Km
Autonomia máxima 2,3 h
Tecto máximo 4.820 m
Peso vazio 647 Kg
Peso máx.
à descolagem 990 Kg
Vídeos:
Descolagem:
Acrobacia:
Vista geral:
Sem comentários:
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