sábado, 18 de janeiro de 2014

LINHA AÉREA - 100 Anos de Aviação Comercial

   

 Comemorou-se no primeiro dia deste ano o Centenário do primeiro voo comercial regular. 

Um experiente piloto e um bem concebido, construído e mantido avião provaram ser a receita certa para uma Aventura.

Aquela que levaria milhares e milhares de homens e mulheres a abraçarem uma actividade, ser piloto, que simultaneamente é um sonho, uma muito aperfeiçoada e segura técnica mas também uma missão, a de proporcionar aos milhões e milhões de seres humanos poderem deslocar-se com a máxima segurança entre quaisquer dois pontos do globo.

Condensei 100 brilhantes anos numas quantas pobres linhas que de modo algum conseguirão mostrar-vos o que tem sido esta alquimia de Arte e Técnica que é voar.

Como disse Percy E. Fansler na apresentação do PRIMEIRO VOO:


 « aquilo que era impossível ontem é uma realidade hoje, enquanto o amanhã nos anuncia o inacreditável »

 Podia tê-lo dito hoje...


 1914 - 1 de Janeiro

 Primeiro voo Comercial Regular



Neste histórico dia, o já muito experiente piloto Tony Jannus pilotou um hidroavião Benoist XIV entre St. Petersburg e Tampa com um único passageiro, o presidente da Camara de St. Petersburg que participou no leilão de angariação de fundos (para a compra de duas bóias de sinalização da baía que ainda existem). O bilhete acabou por ser licitado por US $400 em vez de ter custado $5 dólares que era a tarifa publicada.

 Ler a história deste 1º voo > aqui

 1914 - 2 de Janeiro

 Primeira passageira pagante:

A senhora L. A. Whitney, mulher do Secretário do Comercio de St. Petersburg, Florida, ao lado do piloto Tony Jannus


1916 >

Fundação da Pacific Aero Products Co. 

Um mês depois do voo experimental do Hidroavião B & W, o magnata da indústria da madeira para construção William Boeing e o Eng Naval Conrad Westerveldt, fundaram a Pacific Aero Products Co. em Seattle. Mais tarde passou a chamar-se:
Boeing Airplane


William Boeing em 1934

O Boeing Model 1, também conhecido como  B & W Seaplane, era um hidroavião biplano, monomotor. Foi o primeiro Boeing e devia o seu nome às iniciais dos seus dois criadores.





O primeiro B & W ficou concluído em Junho de 1916 no hangar da Boeing, no Lago Union de Seatle. Chamaram-lhe Bluebill e fez o primeiro voo no dia 15 de Junho de 1916. Foi construído outro B & W, o Mallard, que voou em Novembro seguinte.

Tentaram vender os dois aviões à Navy Americana que não os quis comprar. Acabaram por ser vendidos à New Zealand Flying School, sendo a assim a primeira venda internacional da Boeing.

No dia 25 de Junho de 1919 o B & W bateu o record Neozelandês de altitude, 6.500 pés.

A escola de aviação acabou por ser vendida ao Governo Neozelandês em 1924 após ter tentado sobreviver aos problemas causados pela 1ª Grande Guerra.

1919 >

Primeiro voo postal oficial

Realizou-se no dia 16 de Dezembro de 1919 na Nova Zelândia usando um dos B & W da Boeing construídos em 1916.

Primeiro voo Transatlântico

Feito em Junho num voo sem escala pelos aviadores Alcock e Brown num avião Vickers Vimy que está preservado no Museu da Ciência de Londres.






Nesta foto abaixo, o acidente que no dia 15 de Junho de 1919 os aviadores John Alcock e Arthur Whitten Brown tiveram na aterragem num pântano perto da estação de radio de Clifden, na Irlanda.



John Alcock e Arthur Whitten Brown nos seus fatos de voo, em 1919.

1920 >

KLM

A companhia de aviação KLM foi fundada a 7 de Outubro de 1919, por Albert Plesman, tendo mantido sempre a mesma designação até à actualidade, o que faz com que seja a empresa mais antiga do ramo. A companhia tem o epíteto de Koninklijke ("real") concedido pela rainha Guilhermina dos Países Baixos no ano da fundação.

O primeiro voo da KLM foi no dia17 de Maio de 1920 entre Amesterdão, nos Países Baixos, e Londres, na Inglaterra, com um avião De Havilland DH-16 . No primeiro ano de operações a companhia holandesa transportou 345 passageiros e 25 toneladas de carga, aproximadamente o mesmo que um B 747 transporta hoje…

O primeiro voo intercontinental da companhia teve por destino as Índias Orientais Holandesas , a 1 de Outubro de 1924. Cinco anos mais tarde, a KLM passou a ter voos regulares para o Extremo Oriente, naquela que era a mais extensa rota regular do mundo. Contudo, foi interrompida devido ao início da Segunda Guerra Mundial, em 1939.
Mas antes, em 1934, a KLM tinha feito o seu primeiro voo transatlântico entre Amesterdão e Curaçao, nas Antilhas Holandesas, no Caribe.

Depois do conflito mundial, o aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, onde estava sedeada a KLM teve de ser totalmente reconstruído. O responsável pela reconstrução das instalações foi o fundador da KLM, Albert Plesman.
As ligações ao Extremo Oriente recomeçaram no Outono de 1945 e em Maio de 1946 a KLM foi a primeira companhia aérea europeia a retomar as rotas para os Estados Unidos.


1920 >

Qantas
Empresa aérea australiana, foi formada em 1920 e é a terceira mais antiga do mundo.

Qantas é o acrónimo de Queensland and Northern Territory Aerial Services Ltd.

Começou por operar com aviões biplano Avro 504, recuperados às forças militares, para fazer passeios turísticos destinados a apreciar as paisagens. Entretanto passou a fazer voos de transporte de passageiros com aparelhos De Havilland 61.

Em 1928 foi a Qantas que iniciou um serviço aéreo de transportes de médicos para regiões mais longínquas e isoladas.

Em 1934 a companhia, em parceria com a Imperial Airways, iniciou as ligações com a Europa, através de Inglaterra. Ainda nesse ano, e de novo em parceria com a Imperial Airways, a Qantas iniciou o transporte de correio, fazendo a rota Brisbane-Londres a partir de Janeiro. Em Abril abriu a rota Brisbane-Singapura.

No final da década de 30, a Qantas começou também a utilizar hidroaviões nos trajectos para Londres, serviço que interrompeu em 1940 devido à Segunda Guerra Mundial.

Durante esse conflito, a Qantas passou a fazer voos entre a Austrália e a África do Sul, assim como assegurou o transporte de tropas australianas. Após o final da guerra a Qantas começou a utilizar aparelhos Lockheed Constellation, na nova rota para o aeroporto de Heathrow em Londres.

Os aviões a jacto entraram ao serviço da Qantas em 1959 com recurso aos Boeing 707-130.

Comissários de bordo

Os Comissários de bordo foram introduzidos pela Imperial Airwais na Inglaterra e pelas Western Air Express e Pan Am nos Estados Unidos.

Também em 1920 algumas companhias europeias serviram as primeiras refeições a bordo.

1921 >

Primeiro filme em voo

O filme promocional 'Howdy Chicago' foi mostrado numa feira em Chicago a bordo do avião anfíbio Curtiss F5L


1922 >

Pela 1ª vez um membro de um Governo voou em serviço

 

O Presidente da Colômbia, General Pedro Nel Ospina usou oficialmente um avião da SCADTA, mais tarde renomeada Avianca.





1924 >

Primeiros voos regulares internacionais

Sendo o Reino Unido um dos países pioneiros da aviação civil, após a Primeira Guerra Mundial foram criadas várias empresas. O primeiro serviço regular internacional foi um voo entre Londres e Paris em 1924. No mesmo ano, foi criada a Imperial Airways, especializada em voos para as colónias britânicas na Austrália e África, através da fusão de quatro empresas de aviação.


1926 >

Lufthansa


Logo a seguir ao final da primeira Grande Guerra a aviação da Alemanha era constituída por um número pequeno de companhias aéreas, e dessas poucas, restaram duas companhias, a Deutscher Aero Llyod, e a Junkers Luftverkehr.

Estas duas companhias aéreas fundiram-se na Deutsche Luft Hansa AG, no dia 6 de Janeiro de 1926.

Ford Trimotor

O avião foi produzido pela primeira vez em 1925 por Henry Ford. Foi o primeiro avião totalmente construído em alumínio "enrugado" o que lhe conferia grande robustez.


Ailerons e demais superficies de controlo eram actuados por cabos no exterior do avião. Até os instrumentos dos motores eram montados no exterior pelo que os pilotos tinham de espreitar para fora para os verem. Como todos os produtos fabricados por Henry Ford, o avião era barato, bem construído e seguro. Com o empenho de Ford neste ramo de actividade, que veio a abandonar, a aviação comercial evoluiu positivamente com a construção de pistas asfaltadas, ajudas rádio à navegação, hangares e terminais de passageiros


1927 >

Primeiro voo a solo Transatlântico

O voo de Charles Lindbergh no Spirit of St. Louis, um Ryan M-2 modificado.

Levou 33,5 horas, entre Nova Iorque e Paris, percorrendo 3,610 milhas.

Primeiro passageiro Transatlântico


O primeiro passageiro Transatlântico voou de Nova Iorque para a Alemanha.

O piloto, Clarence Chamberlin, à dta, posa com o seu passageiro, Charles A. Levine, ao centro, junto ao avião Bellanca.

VARIG

A VARIG nasceu em 27 de maio de 1927, em Porto Alegre, fundada pelo imigrante alemão Otto Ernst Meyer, em conjunto com diversas outras personalidades, com o nome de Condor. O nome foi alterado para Viação Aérea do Rio Grande do Sul (VARIG), pelo Presidente Getúlio Vargas.

É a companhia aérea mais antiga do Brasil, e uma das mais antigas do mundo.

Em 1965, por manobra política entre a Ditadura e a Varig, a Panair do Brasil foi dissolvida pelo governo brasileiro. Os seus aviões e as rotas foram entregues à Varig, o que permitiu o início dos voos para a Europa, que eram operadas pela Panair.

A Varig incorporou dois Douglas DC-8 que a Panair utilizava nos seus voos para a Europa o que levou a empresa a ser a única companhia aérea do mundo a operar os três jactos americanos concorrentes (Boeing 707, Convair 990 e Douglas DC-8).

No dia 20 de agosto de 2010, a Justiça do Rio de Janeiro decretou falência da antiga Varig,

A falência da "Velha Varig", decretada no dia 20 de agosto de 2010, foi suspensa pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.


Os primeiros pilotos da Varig eram todos alemães.

1928 >

Primeira refeição quente servida em voo

A Lufthansa serviu a primeira refeição quente no seu 'Flying Dining Car” na rota Paris-Berlim.

1929 >

A Convenção de Varsóvia
 

A Convenção de Varsóvia, assinada no dia 12 de Outubro de 1929, foi o primeiro acordo global sobre aviação.




PANAIR do Brasil

Foi uma das companhias aéreas pioneiras do Brasil. Nasceu como subsidiária de uma empresa norte-americana, a NYRBA (New York-Rio-Buenos Aires), em 1929. Incorporada pela Pan Am em 1930, teve o seu nome modificado de Nyrba do Brasil para Panair do Brasil, em referência à empresa controladora (Pan American Airways).
  


Entretanto, no seu apogeu acabou por ter as suas operações aéreas abruptamente encerradas em 10 de Fevereiro de 1965, devido a um decreto do governo militar, que suspendeu as suas linhas. 

Imediatamente após a suspensão, estranhamente, os aviões e tripulações da VARIG já se encontravam prontos para operar os principais voos da Panair nos aeroportos do Brasil e do mundo, evidenciando que a Varig havia sido informada do acto antes mesmo da própria Panair do Brasil.



O principal beneficiário deste processo foi Ruben Berta, proprietário da VARIG, que era apoiante do regime militar e amigo pessoal de diversos militares de alta patente, que acabou por receber as concessões das linhas aéreas internacionais da Panair do Brasil e incorporou parte dos qualificados funcionários da empresa sem custo algum.

Vários comandantes da Panair acabaram por enriquecer o quadro de pilotos dos TAP. Fui colega de alguns no meu Curso Geral de Pilotos iniciado em 1969 e acabei por voar com todos os outros quando fui co-piloto de B 707 e B 747, entre 1971 e 1976.


1930 >

As primeiras Assistentes de Bordo

A primeira Assistente de Bordo foi uma enfermeira de 25 anos, Ellen Church, na foto, de pé à esquerda na porta da avião. Contratada pela United Airlines em 1930.


« O ar é irritantemente composto por um grande número de perturbações verticais que nos enjoam e nos obrigam a permanecer cativos dos nossos cintos de segurança.  
Nós suamos na cabina, embora na maior parte do tempo voemos com as janelas laterais abertas.  
Os aviões cheiram a uma mistura de óleo quente, alumínio muito quente, desinfectante, fezes, couro e vomitado...   
As assistentes, mal-humorados e cheirando também a vomitado aparecem amiúde na cabina, acabando por serem uma lufada de ar fresco. »

                                - Ernest K Gann, descrevendo como era voar nos anos 30



As primeiras galleys


Os fabricantes do Douglas DC-3 e do Boeing Stratoliner incluiram galleys nos aviões, por esta altura.

Começaram também a fornecer copos de enjoo e mais tarde sacos para o mesmo efeito.


1933 >

Air France

A Air France foi criada em 1933, através da fusão de várias companhias aéreas que operavam em França. Oferecia voos para diversos destinos na Europa e para as colónias francesas no norte de África.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a companhia mudou temporariamente as suas operações para Casablanca, Marrocos.

Após a Segunda Guerra Mundial, a empresa foi adquirida pelo governo francês e nacionalizada, sendo criada a Société Nationale Air France. 

Foi, juntamente com a britânica British Airways, a única companhia aérea a utilizar o Concorde em 1976.

1934 >

South African Airways

A South African Airways foi criada a 1 de Fevereiro de 1934. 

Naquele ano, o governo sul-africano, através da South African Railway Administration passou a controlar as actividades da Union Airways, que realizava voos postais entre Joanesburgo, Cidade do Cabo, Durban e Port Elizabeth desde 1929.

1935 >

Primeiros voos trans-Pacifico com Clippers



O China Clipper

No dia 22 de Novembro de 1935 a Pan Am operou o primeiro voo trans-Pacifico com Clippers, o China Clipper entre San Francisco e Manila, o primeiro voo postal trans-Pacifico.

O avião era um Martin M-30 e o voo durou uma semana com escalas em Honolulu, Midway Island, Wake Island e Guam. Transportou 100.000 cartas e encomendas.

China Clipper era um nome genérico para os voos trans-Pacifico da Pan Am.

Mais tarde apareceram outros voos denominados Hawaii Clipper e Philippine Clipper

O Philippine Clipper a chegar a Hong Kong no primeiro voo que ligou a América do Norte e o Continente Asiático, no dia 23 de Outubro de 1936.

1936 >

O “Avião que mudou o Mundo” entrou ao serviço

O Dakota, DC-3


O Douglas DC-3, o “Avião que mudou o Mundo” entrou ao serviço na American Airlines num voo directo de Nova Iorque para Chicago.

Cockpit do DC-3 Dakota
Custava US $100.000 e hoje custa mais ou menos o mesmo…


DETA - Linhas Aéreas Moçambicanas (hoje LAM)

O Diploma Legislativo que cria a DETA tem o Nº. 521 e a data de 26 de Agosto de 1936.

Assina o importante Diploma que dá início a uma das mais antigas actividades da aviação comercial em todo território Português, o Governador-Geral Coronel José Cabral.

Em princípios de 1937 começam voos de treino e de preparação de pessoal, tendo-se realizado também algumas viagens em regime de fretamento.

Em 22 de Dezembro desse mesmo ano iniciam-se as carreiras aéreas regulares com um voo no " Hornet" CR-AAD de Lourenço Marques a Germinston, avião esse pilotado por outro entusiasta pela aviação, Manuel Faria Rocha, que levava como mecânico nesse voo, Joaquim Antunes da Costa.

O percurso de Lourenço Marques a Germinston levava, nesse tempo, duas horas e meia de voo.

O CR-AAD, pilotado por Manuel Rocha partiu para esse histórico voo do campo militar da "Carreira de Tiro", única pista então existente em Lourenço Marques.



1938 >

Primeiro avião de Linha Aérea pressurizado.

O Boeing 307 Stratoliner foi o Primeiro avião de Linha Aérea com cabina pressurizada.




TAAG -  Linhas Aéreas Angolanas

A empresa foi criada em 1938 como DTA - Divisão dos Transportes Aéreos da Direcção dos Serviços de Portos, Caminhos de Ferro e Transportes de Angola.

No entanto, suas operações iniciaram-se de facto em 1940 com aviões Dragon Rapide, Klemen e Leopard Moth.

São assim activadas as primeiras linhas regulares entre Luanda-Moçâmedes (hoje Namibe) e Lobito, e os primeiros vôos internacionais Luanda – Ponta Negra.

1939 >

BOAC

British Overseas Airways Corporation, também conhecida pela sua sigla, BOAC, foi uma empresa aérea do Reino Unido. Surgiu como fusão da British Airways Ltd. e da Imperial Airways no ano de 1939.

Em 1974, a BOAC fundiu-se com a, British European Airways de acordo com acto do parlamento britânico de 1971.
Em 1952, foi a primeira companhia aérea a utilizar um avião a jacto para o transporte de passageiros, com o de Havilland Comet.



A American Airlines abre o primeiro airport lounge

A American Airlines abre o primeiro airport lounge a que chamou Admirals Club, no Aeroporto de LaGuardia,, New York.






1940 >

Iberia

A companhia aérea espanhola Iberia - Linhas Aéreas de Espanha foi fundada a 7 de Julho de 1940 Por Gouglas Nectar Pereira e Karlus Pula-Pula, pertencendo em 51 por cento ao estado espanhol, mas sendo também propriedade da sua congénere alemã Lufthansa.

A frota da Iberia era na altura constituída maioritariamente por aparelhos Junkers, dada a influência da Lufthansa.

No início a Iberia fazia apenas voos domésticos ou internacionais com destino e chegada a Espanha, mas em 1941 começou a fazer carreiras internacionais. No entanto, o desenrolar da Segunda Guerra Mundial levou a que essa expansão fosse adiada.

No pós-guerra a Iberia aproveitou a frota de Douglas C-47 militares abandonados pelos norte-americanos para os adaptar ao transporte de passageiros, usando-os paralelamente aos Junkers.

1944 >

Assinatura da Convenção de Chicago


A Convenção de Chicago estabeleceu os regulamentos para o uso do espaço aéreo e para a segurança. Foi assinada por 52 entidades e continua a governar, ainda hoje, a aviação comercial. 






1945 >

Fundação da IATA

A IATA foi fundada em Havana, Cuba e representa hoje 240 Linhas Aéreas, ou seja 84% do tráfego aéreo.


Transportes Aéreos Portugueses

 


A Companhia foi fundada por Humberto Delgado a 14 Março de 1945.


1º Logotipo - 1945
Foram adquiridos 2 DC 3 Dakota de 21 lugares e admite-se a 1ª Ass de Bordo portuguesa Maria de Lurdes Martins Owen. O 1º Piloto Chefe foi Benjamim Fernando Fonseca de Almeida.


A 19 de Setembro de 1946, é aberta a primeira linha comercial, de Lisboa para Madrid e a 31 de Dezembro desse ano é aberta a 'Linha Aérea Imperial' ligando Lisboa, Luanda e Lourenço Marques (hoje Maputo), com doze escalas e duração de 15 dias (ida e volta) sendo a mais extensa linha a nível mundial operada com aviões DC-3 Dakota.

A primeira linha doméstica, entre Lisboa e Porto, é aberta em 1947, no ano em que foram adquiridos aparelhos C-54 Skymaster. E em 1948, os TAP tornam-se membros efectivos da IATA.

Entretanto, os TAP começam a efectuar voos para Paris e Sevilha em 1948 e para Londres em 1949. Casablanca e Tânger durante a década de 1950.

Super Constellation
South African Airways first Springbok Service.

A South African Airways após o fim da 2ª Grande Guerra, começa os voos entre Johanesburg e Londres, em cooperação com a BOAC, conhecidos como Springbok Services.
Este nome deriva do símbolo escolhido pela empresa, uma espécie de antílope, em afrikander, Springbok.

1946 >

Nos TAP

O primeiro Curso geral de pilotos tem início em 1946.

A 19 de Setembro é inaugurada a 1ª Linha comercial Lisboa-Madrid.

A 31 de Dezembro desse ano é aberta a 'Linha Aérea Imperial' ligando Lisboa, Luanda e Lourenço Marques (hoje Maputo), com doze escalas e duração de 15 dias (ida e volta) sendo a mais extensa linha a nível mundial operada com aviões DC-3 Dakota.

31 de Dezembro de 1946. DC-3 Dakota CS-TDC. 1º voo da Linha-Área-Imperial.

Alitália
A companhia aérea italiana Alitalia foi fundada em 16 de Setembro de 1946, tendo realizado o voo inaugural a 5 de Maio de 1947 com uma aeronave Fiat G-12 Alcione que fez a viagem entre Turim, Roma e Catânia.

No ano seguinte, em Março de 1948 faz o seu primeiro voo intercontinental tendo partido de Milão com destino a diversas cidades da América do Sul depois de fazer escala em Dakar, no Senegal.

Em 1957, a companhia adquiriu a Linee Aeree Italiane, ficando com o nome oficial Alitalia Linee Aeree Italiane.

SAS
A companhia foi fundada em Agosto de 1946, quando as companhias de bandeira da Dinamarca, Suécia e Noruega criaram uma parceria para gerar tráfego internacional para a Escandinávia.

As empresas coordenaram operações conjuntas de e para a Europa em 1948, e em 1951 foi criado o consórcio SAS.

Nessa altura, foram estabelecidas a SAS Denmark (Dinamarca), SAS Norge (Noruega) e SAS Sverige (Suécia).


1947 >

Primeiro voo de volta ao Mundo completa

 
Um Lockheed Constellation da Pan Am fez um voo de 20,000 milhas num total de 92 horas e 43 minutos durante 12 dias, aterrando em 17 cidades de 10 países.

1948 >

Nos TAP

Ao lado, inauguração da Linha Lisboa-Paris.


A TAP torna-se membro da IATA e abre a sua 1ª loja de vendas no Marquês de Pombal.



1950 >

Na DETA
O avião da DETA “Vila de João Belo” no Aeroporto de Quelimane, Zambézia, Moçambique, anos 50.






1952 >

Primeiro voo comercial num avião a jacto:
                       >>> de Havilland Comet

 
No dia 2 de Maio de 1952 um avião de Havilland Comet da BOAC voou de Londres para Johannesburg com cinco escalas e 23 horas e 38 minutos de voo.

A deficiente concepção do avião levou à queda de três Comets em pouco espaço de tempo (a estrutura superior da cabina "rasgava-se" em voo). A BOAC suspendeu os voos em 1965.

  
Apesar de solucionado o problema o avião não teve êxito, também devido ao aparecimento do Boeing 707 e do Douglas DC 8. O último voo comercial do Comet foi em 1981.

1954 >
  
  O primeiro jacto comercial de passageiros Americano
 
No dia 15 de Julho de 1954 o Boeing 367- 80, Dash 80 como ficou conhecido, fez o seu primeiro voo nos céus de Seatle.


Foi o protótipo do Boeing 707 que revolucionou o mundo do transporte aéreo.

Nos TAP

Na Linha Aérea Imperial é introduzido, no mês de Outubro, o DC-4 Skymaster que efectua o 1º voo Lisboa-Luanda em 17 horas.




1955 >
  
Nos TAP
  
Chega em Agosto o 1º Lockeed L-1049G Super Constellation que em Novembro começa a operar na linha de África
 
Lockheed L-1049H Super Constellation, CS-TLD dos TAP

Cockpit do Lockheed L-1049H Super Constellation

 TAIP

 
 Os Transportes Aéreos da Índia Portuguesa foram criados em 1955 como uma empresa pública ligada ao Governo-Geral do Estado Português da Índia, sob o nome inicial de STAIP - Serviços de Transportes Aéreos da Índia Portuguesa, designação logo simplificada para TAIP.

O primeiro avião adquirido pelos TAIP chegou a Goa pilotado pelo Major Piloto-aviador Solano de Almeida no dia 10 de agosto de 1955.
 

 
Era um pequeno quadrimotor de marca De Haviland Heron, fabricado na Inglaterra com capacidade para transportar 14 passageiros e alguma mercadoria.


Cockpit do De Haviland Heron

Pouco antes da invasão indiana do Estado Português da Índia, os TAIP foram utilizados para a evacuação de civis de Goa para Karachi. No dia da invasão (18 de Dezembro de 1961) encontrava-se no Aeroporto de Dabolim apenas um DC-4 dos TAIP que escapou, juntamente com um avião Super Constellation dos TAP, ao bombardeamento que sofreu aquela instalação.

Nessa noite a pista foi reparada permitindo aos dois aviões levantar voo para Karachi de onde seguiram para Lisboa. Acabou aí a operação dos TAIP.
   
Agradecimentos ao Blogue "restosdecoleccao"


1958 >

Nos TAP
  
Inicio dos estudos para a operação com aviões a jacto.
 
E retirada do ultimo dos 8 DC 3 Dakota.


Imagem do blogue "Voa Portugal"

Aeroporto Internacional de Pequim

   
Abriu no dia 2 de Março de 1958:

Aeroporto de Pequim numa foto actual

1959 >

Primeiro uso de Mangas de acesso aos aviões, nos Estados Unidos

A primeira utilização de Mangas telescópicas nos Estados Unidos foi no dia 29 de Julho de 1959 no Aeroporto Internacional de San Francisco, Califórnia, para protecção dos passageiros do mau tempo.
 
No entanto, quando o novo Aeroporto de Gatwick em Londres abriu, nos anos 30, tinha um terminal com passadiços telescópicos cobertos com lona que eram puxados para fora do terminal, permitindo aos passageiros caminhar abrigados para o avião.


1960 >
 
Na TAIP
 
Viagem inaugural Lisboa-Goa com 5 escalas e 19 horas de voo.

Os TAP retiram do serviço o último dos seus DC-4 Skymaster


1961 >

TWA primeira transportadora a utilizer Inflight Motion Pictures

 
David Flexer da Inflight Motion Pictures desenvolveu o Sistema de filme de 16mm para ser exibido em voo.

A Pakistan International foi a primeira companhia não Americana a usá-lo

Primeiro filme num voo regular:



O filme 'By Love Possessed,' com Lana Turner, Efrem Zimbalist Jr., Jason Robards e George Hamilton, foi pela primeira vez exibido num B 707 da TWA em 1961

Nos TAIP
 
Primeiro voo Lisboa Goa



 1962 >
 
Nos TAP
 
Os Caravelle na TAP

Em 1961 o Presidente da TAP Engenheiro Alfredo Vaz Pinto, com vista à modernização da TAP decidiu apetrechar a companhia, no médio curso, com aviões a jacto Caravelle da Sud Aviation, uma concepção do Francês engenheiro Sartre.
 
O primeiro "Caravela" da TAP entregue no dia 16 de Julho de 1962, baptizado com o nome "GOA", foi um Sud-Aviation SE210 Caravelle VI-R, matriculado CS-TCA.


O segundo, a 25 de Julho de 1962 o CS-TCB baptizado de "Damão", e o terceiro em Dezembro do mesmo ano.


Imagens do Blogue "Restos de Colecção"

Voaram até 1975.

Em 1962 inaugura-se
a linha Lisboa Luanda com aviões a jacto.



Santa Bona Patrona das
Assistentes de Bordo
  
Em 1962 Bona of Pisa, Santa Bona de seu nome Giovanni Lorenzetti Fusari, nascida cerca de 1156 em Pisa, foi canonizada pelo Papa João XXIII como Santa e Patrona das Assistentes de Bordo. A sua festa celebra-se a 29 de Maio.



 1964 >

7 de Fevereiro de 1964

Os Beatles chegam a JFK



Ficou na História da aviação a chegada dos Beatles ao Aeroporto de Nova Iorque no início da sua primeira tournée americana.

Um símbolo da capacidade da indústria do transporte aéreo ser um veículo de transmissão cultural.

Os Beatles voltaram aos Estados Unidos, em tournée, mais 3 vezes.

Inauguração do aeroporto de Sta Catarina, na Ilha da Madeira


 
Nos TAP
 
 
  


 Primeira farda, a 6ª, desenhada por um estilista, Sérgio Sampaio




1965 >
  Nos TAP
 
Entrega do primeiro Boeing 707 (CS-TBA) Santa Cruz
 
O avião em Seattle, antes da entrega

Benção do 2º Boeing 707, em Seattle:




1966 >
  Nos TAP
   
Abertura da Linha do Rio de Janeiro.

Em 1966 inicia-se a linha do Rio de Janeiro com aviões B707, tendo a primeira aterragem no aeroporto do Galeão sido efectuada às 17:32 GMT de 17 de Junho, no mesmo dia e hora em que, no longínquo ano de 1922, Gago Coutinho e Sacadura Cabral amaravam na baía de Guanabara.
 
1966 foi o ano de abertura da linha Lisboa - Nova Iorque, sendo a TAP a mais antiga companhia a operar esta rota com aviões B 707.

Voo inaugural Nova Iorque-Lisboa

1967 >

Nos TAP

Entrega do 1º Boeing 727-100

Ainda em construção
Em Março de 1967 a companhia recebe o seu primeiro Boeing 727-100 com que decidiu equipar a frota de médio curso, passando a ser a primeira companhia aérea europeia a operar exclusivamente a jacto.



Retirado de serviço o último dos 5 Super Constellation.

 
 General França Borges desembarca na inauguração da linha Buenos Aires-Lisboa


 
1969 >
   
O Concorde 001 (construído em França) fez o seu primeiro voo de teste no dia 2 de Março de 1969
 

 
Brian Trubshaw e John Cochrane, os pilotos do primeiro voo de teste do Concorde 002 (Inglês) no dia 9 de Abril de 1969



  
 

Vídeo do primeiro voo de teste. Ver aqui:

1970 >

Boeing 747 fez o primeiro voo comercial
   
No dia 15 de Janeiro de 1970 a Primeira Dama Americana Pat Nixon baptizou o primeiro 747 Clipper Victor no Aeroporto Internacional de Dulles (mais tarde Washington Dulles International Airport) na presença do chairman da Pan Am, Najeeb Halaby.

O Boeing 747 foi o primeiro wide body a voar comercialmente, no dia 22 de Janeiro de 1970 na Pan Am, num voo Nova Iorque Londres.


Com um upper deck que as companhias transformariam entre outras coisas em piano-bars, era o maior avião comercial do mundo e o primeiro wide-body, ou seja, com duas coxias ao longo de toda a cabina. Manteve o record de capacidade de assentos vendáveis durante 37 anos.

O avião continua em produção, embora em versão muito melhorada.

Fundada a Airbus Industries em Toulouse

A francesa Aérospatiale e um grupo de companhias aeroespaciais alemãs fundaram a Airbus Industries.
O primeiro produto do grupo foi o avião A300 de 250 lugares que daria lugar ao A310 que por sua vez catapultaria a Airbus para o 1º lugar entre os construtores de aviões, no ano de 2003.


Uma fuselagem do A300 vê-se aqui a ser carregada num "Super-Guppy," durante um teste em Bremen, na Alemanha.


1971 >
  Nos TAP
 
Inauguradas as novas (actuais) instalações no aeroporto de Lisboa


Primeira companhia 'low cost'.
 

A Southwest Airlines tornou-se a Companhia pioneira dos voos low cost. Este conceito transformou o transporte aéreo com inúmeras inovações e forçou as companhias de bandeira a aumentar a competitividade em benefício dos consumidores.



1972 >
  1º voo do Airbus A300
 
British Airways
 
No Reino Unido em 1924 foi criada a Imperial Airways, especializada em voos para as colónias britânicas na Austrália e África, através da fusão de quatro empresas de aviação. Entretanto, outras empresas menores iniciaram serviços regulares, e pouco depois ocorreu a fusão destas, criando-se a British Airways Ltd. Em 1939, as duas companhias mencionadas foram nacionalizadas, criando-se a British Overseas Airways Corporation (BOAC). Em 1949, as rotas europeias foram operadas pela recém criada British European Airways (BEA), enquanto que a BOAC se concentrava nos voos intercontinentais. As duas empresas juntaram-se em 1972 e deram origem à actual British Airways.

Nos TAP
 
Chegada a Lisboa do 1º B 747, CS-TJA


1974 >
  Entrada em serviço do Airbus A300

1975 >

 Nos TAP

 
 





1º de 8 B727-200 ainda em construção, em Seattle


 1976 >

Primeiro voo do Concorde, no dia 21 JAN 1976.
 

O supersónico Concorde começou a voar comercialmente.
O esguio avião, com pintura branca reflectiva devido ás altas temperaturas provocadas pela grande velocidade (entre 2.346 e 2.652 km/h), cruzava o Atlântico em 3 horas e meia ao invés das 8 horas dos aviões comerciais subsónicos normais.
   
Naquele já longínquo 21 de Janeiro de 1976, os dois únicos operadores do Concorde, a Air France a e British Airways, inauguraram os seus voos supersónicos entre Paris-Charles de Gaulle e o Rio de Janeiro, via Dakar e London-Heathrow e o Bahrein, respectivamente. Com partidas exactamente há mesma hora, 12:40PM.
 
Devido à elevada altitude de voo do avião (tinha um tecto operacional de 17.700 metros de altitude, aproximadamente 58.070 pés) raramente era sujeito a turbulência.
 
Olhando pelas janelas podia ver-se claramente a curvatura da terra. Voava mais rápido que a velocidade de rotação da terra.

1976 >
  Nos TAP
 
Venda de 2 B 747 à PIA, Pakistan International Airlines pela queda de tráfego provocada pela descolonização.






O Piloto chefe da Pia aos comandos do nosso ex Boeing 747

  1977 >
  O pior acidente da história da aviação
 

Dois B 747 chocaram na pista de Tenerife.


Todos os 248 ocupantes do voo da KLM morreram. 335 dos 396 ocupantes do avião da Pan Am também morreram. O acidente ocorreu por mal entendidos e deficiente compreensão linguística entre pilotos e controladores aéreos. O avião da KLM tentou descolar enquanto o B747 da Pan Am permanecia na pista.


1978 >

US Airline Deregulation Act



As tarifas, rotas e mercado saíram da alçada governamental abrindo caminho a novas companhias e forçando as existentes a enfrentar abertamente a concorrência, levando à liberalização global da indústria. Como exemplo, o preço ida e volta de um bilhete Nova Iorque-Los Angeles passou de $1.500 para $300.


1979 >

Nos TAP
  
 A Companhia passa a designar-se:
 



1981 >
  Primeiro programa autentico de passageiro frequente


1982 >

1ºvoo teste A310


1983 >

O abate de um avião civil de linha aérea por um jacto militar de combate


O Voo 007 (estranha coincidência) da Korean Air Lines em rota de Nova Iorque para Seul via Ancorage, foi abatido por um caça soviético SU-15 a Oeste da Ilha Sakhalin, no Mar do Japão. O avião voou (acidentalmente?) em espaço aéreo militar soviético proibido, por altura de um voo militar de reconhecimento americano.
Morreram todos os 269 ocupantes.
Na foto, a polícia procura destroços do avião na ilha japonesa de Hokkaido.

Na TAP
 
15 de Janeiro de 1983
 
Primeiro Lockeed L-1011entregue à TAP, registado CS-TEA e baptizado “Luís de Camões”.



1985 >

O Concorde, no dia 19 de Dezembro de 1985, protagonizou um feito único.

Um Concorde e um Boeing 747 da Air France descolaram ao mesmo tempo, o Concorde de Boston e o Boeing 747 de Paris. O Concorde chegou a Paris, fez uma escala de uma hora no Aeroporto de Charles de Gaulle, descolou novamente, para Boston e aterrou ali 11 minutos antes do Boeing 747.


Criação da Air Atlantis


A Air Atlantis foi uma companhia aérea portuguesa de voos charter, subsidiária da TAP Portugal. Operou entre 1985 e 1993, inicialmente com Boeing 707,


 e depois com Boeing 727-200.

 
Mais tarde, em 1987, este seria substituído pelos Boeing 737-200 e Boeing 737-300

 
Em 1993 a TAP decide efectuar uma reestruturação da empresa, acabando por fechar a companhia.
 

Ryanair
 
A empresa low cost com base em Dublim foi criada em 1985.
É presentemente uma das maiores companhias aéreas da Europa no setor low cost.

Opera 362 rotas em 22 países. Tornou-se a primeira companhia aérea estrangeira a estabelecer uma base em Portugal, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

A companhia está a expandir-se rapidamente e vai operar uma frota de 292 aeronaves até 2012.
Em Março de 2013, A Ryanair encomendou à Boeing 175 Boeing 737. A Ryanair alargará a frota a mais de 400 aviões

1988 >

A PGA-Potugália Airlines
 
Foi criada a 25 de Julho de 1988, mas só dois anos mais tarde deu início à actividade, devido ao atraso da liberalização do transporte aéreo em Portugal.


AIR LUXOR

 


A Air Luxor foi fundada em 1988 e iniciou operações no negócio da aviação executiva, que se manteve, a par da aviação comercial, até à abertura do processo de falência em 2006.

A frota da Air Luxor chegou a ser bastante numerosa, principalmente durante o verão IATA. Dela fizeram parte aeronaves como o A319, A320, A321, A330-200, A330-300, 


B767-200ER e o L1011-500, num total que chegou a ser de mais de 15 aeronaves em operação.


1989 >

Na TAP

Recebidos Airbus A-310-300
  
1ª mulher piloto da TAP, Teresa Carvalho






AIR SUL
 
Air Sul foi fundada em 1989 por investidores privados em Lisboa. Foi capaz de celebrar contractos de longo prazo com diversos operadores turísticos. A empresa voou principalmente do aeroporto de Faro para o Reino Unido e Holanda. Dificuldades económicas levaram à falência da empresa em Janeiro de 1992.

Air Columbus  




 
  
A companhia charter Air Columbus foi criada em 1989 sob a designação de Transporte Aéreo Não Regular e operava aviões dos modelos B727, B737 e B757, maioritariamente para destinos do mercado alemão, e foi extinta em 1995.



Aliança entre as companhias KLM e Northwest Airlines



A primeira grande aliança entre duas companhias


1990 > 



 O primeiro voo da PGA foi realizado a 7 de Julho de 1990, de Lisboa para o Porto. No mesmo dia a companhia também voou para Faro.



1992 >

Na TAP

Entrada ao serviço do primeiro Airbus A-320



PGA-Potugália Airlines:
Os seus voos internacionais começaram em Junho de 1992.


1994 >

Na TAP

Entrada ao serviço do primeiro Airbus A-340. No dia 22 de Dezembro de 1994.
 


1995 >

easyJet Airlines
  A companhia aérea foi estabelecida em 1995, ano em que também iniciou as suas operações. É composta por uma frota com mais de 180 aviões
A low cost britânica, foi a primeira companhia estrangeira a efectuar voos domésticos em Portugal, em Outubro de 2008, quando deu início à rota Lisboa - Funchal. É ainda a segunda companhia, em número de voos e passageiros, no aeroporto da Portela em Lisboa e abriu durante o Inverno 2011/2012 a sua 20ª base europeia naquele aeroporto.


1997 >

Na TAP

Entrada ao service dos primeiros A-319

A Star Alliance é fundada

5 Companhias de 3 Continentes fundaram a Star Alliance. Duas outras associações de Companhias, a Oneworld e a SkyTeam também aderiram levando uma multitude de benefícios aos clientes.



1998 >

Primeiro voo Transpolar, efectuado pela Cathay Pacific.
 
O Voo “Polar One” entre Nova Iorque e Hong Kong através do Polo Norte, com duração de 16 horas melhorou as ligações Estados Unidos/Asia.
  
Actuais rotas polares da United Airlines
 1999 >

MADEIRA AIRLINES

A companhia aérea Madeira Airlines teve ao seu serviço um B737-300, operado pela Air Madeira (actualmente euroAtlantic Airways) em "wet leasing".
A Madeira Airlines operou apenas durante o verão do ano 1999.


2000 >

Na TAP
  Entrada em serviço do primeiro Airbus A-321

First in-flight wi-fi

 Instalado pela Boeing, era caro e pesado. Foi abandonado em 2006.
Outros fornecedores surgiram e hoje o wi-fi em voo está a ser instalado em milhares de aviões.


2001 >

11 de Setembro de 2001, “nine eleven”.

Um ataque terrorista a dois voos da American Airlines e a outros dois voos da United levaram ao embate e destruição das duas Torres Gémeas de Nova Iorque, a um embate no Pentágono em Washington e a um despenhamento num campo da Pensilvânia.

Morreram 3.000 nova-iorquinos, 213 ocupantes dos aviões, 8 pilotos, 25 assistentes de bordo e 19 assaltantes

Lie-flat beds



Primeiras cadeiras-cama totalmente planas na classe Executiva, em aviõe da British Airways


2004 >

Inauguradas novas rotas sem escalas mais extensas.

A Singapura Airlines começou a operar voos directos para Los Angeles e Newark, New York. Os mais longos da indústria aeronáutica.


2005 >

Na TAP

No dia 1 de Fevereiro apresentado um novo logotipo e a companhia passa a denominar-se "TAP Portugal"
  

Em Março passa a integrar a Star Alliance

O maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380


 
O Airbus A380 entrou ao serviço com a Singapura Airlines.

Tem obviamente duas coxias e um upper deck ao longo de toda a cabina.
Pode voar 8500 milhas náuticas e transportar 850 passageiros.
A Emirates tem chuveiros para os passageiros da 1ª Classe.


2007 >

Na TAP

Integração TAP/ PGA-Potugália Airlines em meados desse ano


2008 >

Bilhetes 100% electronicos



Uma inovação óbvia que abre caminho a outras iniciativas “Fast Travel” como “self-boarding” e recuperação de bagagem.




2011 >

Primeiro voo comercial com combustível biofuel.



A Lufthansa conduziu uma série de voos regulares usando biofuel, entre Hamburgo e Frankfurt.





2014 >

1º Centenário da Aviação Comercial


 
No dia 1 de Janeiro de 2014 uma réplica do Hoffman X-4 experimental seaplane recreou o primeiro voo regular comercial da história, entre St Petersburg, Fla e Tampa, Fla.
Ver uma história completa aqui, neste Blogue.

Airbus A350. Entrada estimada em serviço em 2014

 

 
A Qatar Airways é a companhia lançadora do avião.

Está a um século de distância do avião pilotado por Tony Jannus, representando um significativo avanço tecnológico e um substancial incremento no conforto e prazer de voar, aliando ainda eficiência ambiental.









 FONTES:

 Entre muitas outras:

http://www.floridaahs.org/flight-2014.html
http://online.wsj.com/
http://www.voaportugal.org
http://www.iata.org/pressroom/pr/Pages/2013-12-30-01.aspx
http://www.flyingclippers.com/M130.html
http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2011/09/transportes-aereos-da-india-portuguesa.html
http://www.tapportugal.com/Info/pt/frota-historia/historia


http://www.portaldoconhecimento.gov.cv/bitstream/10961/399/1/O%20Valor%20Da%20Marca%20TAP%20Portugal.pdf 
http://notempodosaraujos.blogspot.pt/2009_01_01_archive.html
http://www.flickr.com/photos/tapportugal/9543214051/in/photostream/

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151053131672295.443087.270601957294&type=3 
http://home.earthlink.net/~ralphcooper/pimaga5.htm


e muita wikipedia…







1 comentário: