Mensagens publicadas:
A FANTÁSTICA AVENTURA
O voo de Sacadura Cabral e Gago Coutinho entre Lisboa e o Rio de Janeiro
Índice desta Aventura
1a - Os Antecedentes, os Homens envolvidos e os Aviões utilizados.
1b - O voo do capitão-tenente Read
1c - A Travessia feita pelo capitão Alcock e pelo tenente Brown
2a - A escolha do avião para a Travessia Lisboa . Rio de Janeiro
5a - Artur de Sacadura Freire Cabral
5b - Carlos Viegas Gago Coutinho
5c - As Ordens Militares atribuídas
7 - O voo de Sacadura Cabral e Gago Coutinho entre Lisboa e o Rio de Janeiro
8 - As homenagens no Brasil e o regresso a Portugal
____________________________________________________________________
Um acidente estúpido transformado em
atentado bombista
Histórias de um Nobre Comandante de uma muito amada companhia de aviação portuguesa,
É uma história escrita a quatro mãos, com muito amor,
carinho, reconhecimento e enorme saudade.
Como a sua filha Elsa escreveu para esta história, o
Ramalho tinha “um grande sentido de humor
cáustico, corrosivo, difícil de perceber…
E era com esse sentido de humor que
encarava as alegrias, tristezas, adversidades
da vida e corriqueirices do dia-a-dia.”
Histórias de um Nobre Comandante de uma muito amada companhia de aviação portuguesa,
em pleno PREC…
Como, numa estadia, a minha tripulação e eu... recebemos uma inesperada
Lição de História.
Numa visita ao Coliseu de Roma. Anos 80.
Esta história está dividida em 4 partes:
1ª – De João Torto (o nosso Ícaro de Viseu) passando pela aerostação, os pombais e os primeiros voos "mais pesado que o ar" em Portugal, até 1914 com a criação das “Tropas Aeronáuticas”. Para ler aqui
2ª – A nossa Aeronáutica do Exército, de 1914 até 1952, data da fusão das Aviações Militares e criação da Força Aérea Portuguesa. Para ler aqui
3ª – A nossa Aeronáutica Naval, de 1917 até à sua extinção em 1952. Para ler aqui
4ª – Os grandes voos de Descoberta do Mundo pelo Ar, os "Raids", entre 1921 e 1934. Para ler aqui
. Os novos “MALUCOS” de Máquinas Voadoras - As mais extraordinárias ideias
transformadas em espantosas máquinas que até voam excepcionalmente bem:
(Actualizada em 13 de Fevereiro do 2019)
Como, numa estadia, a minha tripulação e eu... recebemos uma inesperada
Lição de História.
Numa visita ao Coliseu de Roma. Anos 80.
- História Ilustrada dos Portugueses que conquistaram os céus.
Esta história está dividida em 4 partes:
1ª – De João Torto (o nosso Ícaro de Viseu) passando pela aerostação, os pombais e os primeiros voos "mais pesado que o ar" em Portugal, até 1914 com a criação das “Tropas Aeronáuticas”. Para ler aqui
2ª – A nossa Aeronáutica do Exército, de 1914 até 1952, data da fusão das Aviações Militares e criação da Força Aérea Portuguesa. Para ler aqui
3ª – A nossa Aeronáutica Naval, de 1917 até à sua extinção em 1952. Para ler aqui
4ª – Os grandes voos de Descoberta do Mundo pelo Ar, os "Raids", entre 1921 e 1934. Para ler aqui
- Primeira travessia aérea entre o Continente e a Madeira num Felixstowe F.3 B
. Os novos “MALUCOS” de Máquinas Voadoras - As mais extraordinárias ideias
transformadas em espantosas máquinas que até voam excepcionalmente bem:
1ª Parte - Os Pioneiros
2ª Parte - Virgin Galatic I
3ª Parte - Virgin Galatic II
- Os meus distintivos - Aqueles que tive e tenho o direito a usar. Tanto Militares como Civis
- Era uma vez... Umas quantas bandeirolas - Onde se prova que voar em férias não é muito recomendável...
Comandante Luís Vieira da Silva - O que foi a carreira de um dos mais prolíficos aviadores da história da Aviação portuguesa
No dia em que corrigi a Boeing - Uma emergência complicada nos Açores. Falha de Hidráulicos quase a aterrar em Ponta Delgada
Viagem Presidencial a Oslo - Em meados de 1980
Cem Anos de Aviação Comercial - Cem brilhantes anos
No princípio… era o Jannus - A história do Centenário do primeiro voo de um passageiro pagante de sempre!
A Ponte Aérea de 1975 - Os dramáticos dias do início da descolonização portuguesa
A reportagem da TVI - e a minha entrevista com a Judite de Sousa
Borrego em Bogotá - Uma dos mais complexos acontecimentos da minha vida aeronáutica
Asa das Aerolíneas Argentinas
As Bruxas do Funchal - De como o além e os de cá chegaram à fala.
Efeito das “castas” num voo de B 747 da PIA - Aviação moderna num país asiático no Séc XX.
Asa da PIA (Pakistan International Airlines)
Viagem à Pérsia no B 747 da TAP / PIA - O Xá da Pérsia ainda aguentou os Ayatolas mais três anos
A minha largada em B 747 pelo Comandante Maya - Um Ícone da Aviação Portuguesa
O Vento de lado - Aero Clube da Zambézia Voo a solo em Piper Cub ...Nem sabia que havia vento de lado!
Logo do Aero Clube da Zambézia
Descolagem de Londres na PIA, no ex-B 747 da TAP - Deus é grande. Neste caso tem o nome de Alá...
O último voo na PIA - Podia ter acabado mal...
Emblema da PIA
Como eu conheci o Pato François - Brilhante evento!
Treino em Faro no B 707 com o Comt A. Reis - Aventuras e desventuras entre alunos e professores, em Boeing B 707...
Ponte Aérea de 1975: Luanda - Ilha do Sal - Mais do mesmo
O Acidente do Funchal - 1977 - Reconstituição daquele trágico dia 19 de Novembro de 1977
Boeing 727
O Acidente do Funchal - O dia seguinte - O meu voo para o Funchal na manhã seguinte ao acidente.
(Actualizada em 13 de Fevereiro do 2019)