Linha Aérea e outros voos - GLORIOSOS “MALUCOS” DE MÁQUINAS VOADORAS - 2


Parte


Virgin Galatic Parte 1


Na primeira parte vimos o que mentes extraordinárias puderam conceber.

O que realizaram depois?
Como evoluíram?

Vou tentar mostrar-vos...




Comecemos pela visão de um notável empreendedor e aventureiro
associada á extraordinária capacidade técnica e inovadora de um
brilhante Engenheiro Aeroespacial.

Respectivamente Sir Richard Branson e Burt Rutan











2004 - Sir Richard Branson funda a Virgin Galatic (cujos proprietários são o Virgin Group e a Mubadala Investment Company) com o intuito de levar ao Espaço turistas em voos comerciais. O objectivo inicial era começar os voos em 2009.










2005 - Para a concretização deste projecto Sir Richard Branson fundou com Burt Rutan, através da Scaled Composits, a...








...The SpaceShip Company (TSC). Foram encomendados dois WhiteKnightTwo (WK2) e cinco SpaceshipTwo (SS2), cuja produção começou em 2008.




A construção e testes destas aeronaves está sediada em Mojave, California.

A base das operações de Spaceflight é no Spaceport America, no Novo México, o primeiro Spaceport existente para uso comercial.


2009 – No dia 7 de Dezembro Richard Branson apresentou o SpaceShip Two (no Mojave Spaceport) perante 300 clientes das viagens ao Espaço, tendo cada um já pago $200.000 dólares, prometendo-lhes o “baptismo do Espaço” para 2011.








                                    Compare com o modelo anterior, o
SpaceShipOne...







Esta Aeronave, SpaceShipTwo, um misto de planador e nave espacial, tem só um motor / foguetão
que só funciona durante um pouco mais de 1 minuto (e só acima de 50.000')





      








O SS2 quase duas vezes maior do que o SS1, tem uma tripulação de dois pilotos e lugares para 6 passageiros. Foi projectado para atingir a velocidade de 4000km/h e a altitude de 110km, 10km para além da fronteira do Espaço e será transportado pelo WhiteKnight2 (WK2) até 16km de altitude, 52.000 pés, onde se libertará do WK2 iniciando depois, autonomamente, a subida para o Espaço do SS2.




Este era o WhitKnightOne. Para mim um objecto de culto.

          Saído de um romance de ficção científica...




     Ao centro, por cima está o cockpit e por baixo o SpaceShipOne




Texto adaptado do site da Virgin Galatic:

"O SS2 é alimentado por um motor de foguetão híbrido, com combustível sólido e liquido, aliando a simplicidade de um motor sólido com a controlabilidade de um motor líquido. O motor do SS2 pode ser desligado rapidamente e com segurança em qualquer momento do seu breve funcionamento.

Com exceção do combustível e do oxidante do motor de foguete, que deve ser reabastecido após cada voo, o SpaceShipTwo é uma aeronave totalmente reutilizávelpara uso intensivo.


A cabine da SpaceShipTwo foi projetada para maximizar a segurança, o conforto e a experiência dos astronautas. A exposição às forças G durante a subida e descida da SpaceShipTwo é gerida de forma segura e confortável graças aos nossos bancos articulados personalizados. A cabine é excepcionalmente espaçosa, com um interior projectado especificamente para optimizar a experiência de gravidade zero fora dos assentos para nossos astronautas.


Para muitos astronautas da Virgin Galactic, a viagem ao espaço será definida pelas vistas. Por esta razão, o SS2 tem mais janelas do que qualquer outra nave espacial na história, permitindo que cada astronauta olhe para o cosmos e para o nosso belo planeta, abaixo - com uma nova perspectiva em cada direcção.


O atual SpaceShipTwo operacional da Virgin Galactic foi o primeiro a ser fabricado pela The Spaceship Company e nomeado VSS Unity pelo Professor Stephen Hawking durante uma cerimónia de inauguração em 2016."



2011 - Em Abril foi anunciado novo atraso. Mas até Fevereiro de 2012 o SS2 tinha feito 15 voos acoplado ao WhiteKnight2 e 16 testes de voo livre, planando até à aterragem.

2013 - No dia 29 de Abril o SS2 fez um voo breve de 16 segundos impulsionado pelo seu motor rocket. No entanto os valores de velocidade e altitude atingidos não convenceram.

Sucessivos falhanços nos testes em voo dos motores do SS2 levaram a empresa a tentar um outro motor, continuando a promessa de que “para o ano” é que é…

2013 - Em Agosto, a lista de passageiros, agora a pagarem 250.000$ por cada lugar, era já de 640. Entre homens e mulheres de 50 países. Mas se a procura for grande como se espera, a breve viagem poderá vir a custar só 50.000$ dólares.

Mais de metade dessas nações não teve ainda nenhum Astronauta no Espaço e mais de uma dúzia dos que o tiveram não era uma Astronauta.

Até hoje, finais de 2018, só menos de 600 homens e mulheres estiveram no Espaço.

Entre os futuros passageiros contam-se Tom Hanks, Ashton Kutcher, Katy Perry, Brad Pitt, Angelina Jolie, o cientista e empresário Alan Finkel, e o jornalista Australiano Wilson da Silva. Até o falecido cientista Stephen Hawking tinha uma reserva.


E ainda há pelo menos um português à espera...


2014 - No dia 31 de Outubro, no 4º voo de teste do novo motor rocket, uma falha humana causou um grave acidente. O SpaceShipTwo VSS Enterprise (uma homenagem à série Star Trek) desintegrou-se com os seus dois tripulantes. O Co-piloto Michael Alsbury morreu e o Comandante Peter Siebold ficou gravemente ferido após ter conseguido accionar o seu paraquedas.

Os turistas astronautas e outras entidades já tinham depositado nessa altura mais de $80 milhões de dólares para financiar o projecto.

O Enterprise foi substituido pelo VSS Unity (nome dado pelo recentemente falecido Professor Stephen Hawking) que conseguiu progressos firmes e seguros até ao final do mês de Dezembro de 2018.









Como vai ser a ida ao Espaço para os astronautas pagantes?





A grande aventura começará três dias antes do voo
com treinos e preparação no Spaceport América.




Treino dos futuros astronautas

(Texto adaptado do site da Virgin Galatic)


"Temos a satisfação de oferecer essa experiência inolvidável, mas vamos fazê-lo garantindo que a segurança é a nossa principal prioridade. Segurança dos nossos passageiros, segurança da nossa tripulação e segurança das nossas aeronaves

Estamos empenhados em tornar as nossas aeronaves mais seguras através de um design inteligente e elegante e prepararemos todos os astronautas por completo, através de um programa de check-ups médicos e formação personalizada.

Os futuros astronautas participarão no nosso programa de treinos pré-voo no Spaceport America. Durante estes treinos, cada astronauta aprenderá a aproveitar ao máximo o tempo gasto em microgravidade, bem como a ser seguro e manter-se confortável durante os períodos de alta aceleração.

O treino pré-voo garantirá que cada astronauta esteja mentalmente e fisicamente preparado para aproveitar cada segundo do voo espacial e estar totalmente equipado para cumprir quaisquer objetivos pessoais. Os nossos médicos, especialistas aeroespaciais, estarão sempre disponíveis para oferecer conselhos e ajuda, além de verificar a capacidade pré-voo.

Acima de tudo, pretendemos tornar o treino e a preparação uma experiência divertida e recompensadora; uma parte da viagem do Futuro Astronauta no mais autêntico estilo da Virgem Galáctica".


Ao 4º dia os astronautas turistas embarcarão no SpaceShipTwo VSS Unity, acoplado ao centro do WhiteKnightTwo, sob a grande asa entre as duas fuselagens, logo de manhã cedo.





Ao centro o SpaceShipTwo. A fuselagem da direita do avião é o cockpit. A da esquerda 

funciona como um porão das electrónicas





     Estarão já equipados a rigor para um voo no Espaço:





     Depois de uma descolagem normal:








...serão levados até 50.000 pés de altitude onde serão libertos do transportador WK2.










O SpaceShjpTwo entra então num breve voo planado livre da nave mãe WK2.














Depois, autonomamente graças ao seu próprio motor rocket que terá uma ignição de cerca de um minuto, subirá na vertical para além dos 100km de altitude, a linha Kármán que define o início do "Espaço".





Os passageiros, devido à grande aceleração (controlada)  ficarão sujeitos a 3,5G's (sentir-se-ão como se tivessem um peso acrescido 3 vezes e meia).




A velocidade aproximar-se-á dos 4.000km/h e entrarão no Espaço, onde o céu é negro.



O motor rocket é depois desligado manobrando os pilotos o SpaceShipTwo de volta à Atmosfera, alterando dramaticamente a configuração da aeronave.

O recurso mais inovador da SpaceShipTwo é a sua capacidade única de alterar a sua forma no espaço para garantir uma reentrada mais rápida e segura.










Girando os lemes de profundidade e as extremidades da cauda 60º para cima em relação ás asas enquanto no espaço, a estabilidade do veículo e a taxa de desaceleração na descida são controladas por forças aerodinâmicas.








Este design “alado” tira o melhor das caracteristicas de cápsulas tradicionais e de veículos espaciais alados, e adiciona um pouco de magia própria.



Nessa altura, logo após a paragem do motor,  a SS2 entra em voo sub-orbital com gravidade zero por aproximadamente 6 minutos, em queda livre para a terra.

Os passageiros podem ver a curvatura da Terra, desamarrar-se, flutuar na cabina durante esse tempo e ver o Espaço e a Terra em todo o seu esplendor, graças ás várias janelas do avião, enquanto desaceleram na Alta Atmosfera rumo ao deserto do Mojave.



A pouco e pouco a gravidade volta a sentir-se e os passageiros voltam a sentar-se nas suas cadeiras personalizadas e a apertar os cintos.















Ao passarem novamente pelos 50.000 pés o SS2 é configurado para voar normalmente, em voo planado. As superfícies da cauda retomam a geometria de voo na Atmosfera









De volta ao Spaceport América, sempre sem recurso a nenhum motor, farão uma suave aterragem na pista de onde tinham descolado 2,5 horas antes.





2018 - No dia 13 de Dezembro Richard Branson anunciou, mais uma vez, que os voos comerciais começariam em 2019. Nesse dia já tinha 700 reservas de turistas do Espaço...

Pode ser... uma vez que finalmente o SpaceShipTwo VSS Unity conseguiu, no último teste, realizado nesse dia 13 de Dezembro de 2018 num voo sub orbital, atingir o limiar do "Espaço", 82,7km de altitude, e uma velocidade de 2,9 Mach (2,9 vezes a velocidade do som) e manteve o motor rocket a trabalhar por mais de 1 minuto.




Mark Stucky á esq e C.J. Sturckow após a aterragem do voo sub orbital
do dia 13 de Dezembro de 2018. Ambos receberam as asas de Astronauta
dadas pelo FAA por terem voado acima dos 8okm de altitude
Imagem: Credit: Virgin Galactic/Quasar Media 2018    



A Virgin Galatic tem planeado aumentar a frota para mais dois SpaceShipTwo, actualmente já em construção. O primeiro deve estar concluído dentro de um ano. A previsão aponta para a construção de ainda outros dois SpaceShipTwo e mais um WhitKnightTwo, brevemente.

Dado o sucesso deste teste tudo aponta para que o voo inaugural com candidatos a astronautas pagantes do VSS Unity se realize em breve. Nesse voo irá estar Sir Richard Branson, como prometeu.

A Virgin Galactic não é a única empresa que espera fazer negócios no âmbito de operações espaciais privadas e não será surpresa se outros iniciarem simultaneamente as viagens comerciais ao Espaço.

Em Abril de 2018 Bob Smith, o chefe da empresa espacial Blue Origin de Jeff Bezos (Amazon), disse à CNBC que a empresa esperava enviar turistas para o limiar do espaço até o final desse ano.

Está a desenvolver o seu projecto de veículos reutilizáveis para voos sub orbitais a que chamou “New Shepard”, já com inúmeros voos realizados mas sem condução humana.

Espera-se que comecem a comercializar esses voos já em 2019.



Videos a não perder:


Blue Origin New Shepard Mission :


"Experience the Crew Capsule":

https://youtu.be/K9GoLD49sQ0

Blue Origin voo da cápsula no dia 29 de Abril de 2018:





Mas também duas outras Companhias americanas estão na corrida. 

Elon Musk, da SpaceX, (com aqueles foguetões que são reutilizados, voltando à Terra numa  "aterragem" na vertical e que mandou um automóvel Tesla vermelho para o Espaço) anunciou planos para enviar um passageiro em órbita da Lua em 2023.

A Boeing também está na corrida.




CST_100 Starliner         =========        SpaceX Crew Dragon (desenho)







A SpaceX e a Boeing têm já acordos de biliões de dólares com a NASA para transportarem astronautas de e para a International Space Station (ISS).


A SpaceX usará o foguetão Falcon 9 e a cápsula Crew Dragon, enquanto que a Boing utilizará o veículo CST-100 Starliner


(Adaptado de vários textos que serão divulgados no capítulo final desta história)



Na 3ª parte desta história de génios da ciência, imaginação e empreendedorismo vamos ver em mais pormenor o avião que transporta este SpaceShipTwo, o WhiteKnightTwo.





___________________________________________




Veja aqui as outras histórias desta série, dos GLORIOSOS "MALUCOS":


> 1ª Parte Os Pioneiros

> 3ª Parte Virgin Galatic Parte 2

> 4ª Parte Stratolaunch

> 5ª Parte - Airlander



6ª Parte - Russian Reusable Space Vehícle





LINKs


https://pt.wikipedia.org/wiki/SpaceShipOne
https://www.virgingalactic.com/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Virgin_Galactic
https://en.wikipedia.org/wiki/SpaceShipTwo
https://www.theguardian.com/science/2018/oct/09/virgin-galactic-space-flight-vss-unity-go-weeks-not-months
https://spacenews.com/virgin-galactic-preparing-for-next-phase-of-spaceshiptwo-test-flight-program/
https://www.mojaveairport.com/directory.html
http://save-a-life.org/photopages/mojavespaceport.html
Mojave Air & Space site:
https://www.mojaveairport.com/#
Mojave Transportation Museum:
http://mojavemuseum.org/



Blue Origin New Shepard Mission : 
Experience the Crew Capsule
https://youtu.be/K9GoLD49sQ0

Blue Origin voo da cápsula no dia 29 de Abril de 2018:
https://youtu.be/3OUp-_GKGfo



Sem comentários:

Enviar um comentário