Linha Aérea e outros voos - GLORIOSOS “MALUCOS” DE MÁQUINAS VOADORAS - 5


5ª Parte


AIRLANDER, um "instrumento para andar pelo ar"







O Padre Jesuíta Bartolomeu de Gusmão quando no dia 8 de Agosto de 1709 apresentou os seus protótipos à corte de D. João V, não poderia nunca supor que a sua Passarola,  supostamente construído entre 1709 e 1720, voasse tão bem como três séculos depois o Airlander o faria e com tanta graça...




                                                               Era o seu:

"instrumento para andar pelo ar"



"Diz o licenciado Bartholomeu que ele tem descoberto um instrumento para andar pelo ar da mesma sorte que pela terra, e pelo mar, com muita mais brevidade, fazendo muitas vezes duzentas e mais léguas de caminho por dia, nos quais instrumentos se poderão levar os avisos de mais importância aos exércitos e terras mais remotas, quasi no mesmo tempo em que se resolvem"



Mas foi José Saramago que nos explicou como funciona afinal tal maravilha.



    Um desenho de José Saramago durante a escrita do Memorial do Convento







Sei do que falo pois li o Memorial do Convento quase todo em voz alta, também eu maravilhado com os poderes de Blimunda, Sete Sois mas acima de tudo com a extraordinária capacidade da Passarola se mover usando um combustível único, não poluente, libertador e que incorpora nada mais nada menos do que a vontade colectiva de chegar até perto de Deus.




Ora como se sabe o princípio, no fundo, no fundo, deve ser o mesmo, acho eu...




O Airlander, a maior aeronave do mundo, utiliza tecnologia inovadora para combinar as melhores características de aeronaves de asa fixa e helicópteros com tecnologia mais leve que o ar para criar uma nova geração de aeronaves híper-eficientes. Pode manter-se no ar até cinco dias. Preencherá uma ampla gama de funções de comunicação, transporte de carga e pesquisa, tanto no sector militar quanto no comercial, todas com uma pegada de carbono significativamente menor do que outras formas de transporte aéreo.



















O AIRLANDER 50 será o irmão mais velho do AIRLANDER 10 e transportará mais de 50 toneladas de carga com um volume superior a 500 metros cúbicos. Grande parte da tecnologia nas duas aeronaves é a mesma. O AIRLANDER 50 foi projetado especificamente para o mercado de Carga e oferece um menor custo de transporte por tonelada-km do que qualquer outro meio de transporte existente. Também pode voar ponto-a-ponto sem a necessidade de qualquer infraestrutura aeroportuária, sendo ideal para acesso remoto e logística para sectores como mineração, petróleo, gás e ajuda humanitária.


O Airlander 10 é o acual produto da Hybrid Air Vehicles com seu próprio mercado. O Airlander 50 está em desenvolvimento e será comercializado no início de 2020.


O projecto é sustentado pelas inúmeras patentes da empresa registadas em todo o mundo. Desde a mais recente tecnologia de materiais até aos efeitos aerodinâmicos da sua forma, está cheio de inovação. Não há estrutura interna no Airlander - a sua forma é mantida graças à estabilização da pressão do hélio dentro do casco, e do material Vectran inteligente e forte do qual é feito. Compósitos de carbono são usados em toda a aeronave para economia de força e peso.


Sobre a Hybrid Air Vehicles Ltd

Fundada em 2007, a Hybrid Air Vehicles é a empresa por trás do inovador avião híbrido Airlander. O Airlander pode descolar e aterrar praticamente em qualquer superfície plana e oferece uma combinação poderosa de flexibilidade, persistência, capacidade de carga útil e eficiência. Adequado para funções de vigilância e patrulha de fronteiras, busca e resgate e turismo expedicionário, o Airlander é uma aeronave que incentiva os clientes a Repensar os Céus e considerar novas abordagens para solucionar alguns dos maiores desafios enfrentados pela indústria aeroespacial hoje




RETHINK THE SKIES



A Hybrid Air Vehicles é há muito tempo uma organização que desafia o status quo. Desde o primeiro dia, ultrapassamos os limites do que as aeronaves podem fazer. À medida que avançamos com a produção do Airlander, estamos agora a fornecer soluções inteiramente novas para as necessidades dos nossos clientes. Em 2018, em Farnborough, a incentivámos os nossos clientes a "Repensar os Céus" e tornar a nossa filosofia de longa data parte de suas operações.





O CEO da HAV, Stephen McGlennan, está a olhar para o futuro que se abre para a HAV e os nossos clientes quando Repensarmos os Céus.

 "Repensar os Céus é uma mensagem que é tão aplicável à defesa e segurança quanto ao turismo de aventura. Á nossa volta, vemos novos desafios para fornecer serviços em locais remotos, fornecer interligações aéreas e reduzir o impacto ambiental da nossa indústria. A indústria aeroespacial não pode resolver esses novos desafios só com variações nas mesmas respostas. Com o Airlander, há uma maneira de fazer as coisas de maneira diferente - e melhor ".


Airlander Luxury Interior Revealed

A Hybrid Air Vehicles Limited e a Design Q apresentaram no dia 19 Jul 2018 a cabine de passageiros do Airlander 10, mostrando o que é possível no turismo de luxo quando se “Repensa os Céus”.




Sobre a Design Q






Design Q é uma consultoria de design independente sedeada em Redditch, ao sul de Birmingham, no Reino Unido. Fundada em 1997 por Howard Guy e seu colega ex-designer da Jaguar, Gary Doy, Em conjunto desenvolveram um invejável portfólio de designs de produtos, desde interiores aeroespaciais, exteriores e interiores de automóveis, até diversos produtos duráveis para consumidores. incluindo relógios…




A notável cabine de passageiros do Airlander 10 abre novas possibilidades ao abordar as viagens aéreas de uma perspectiva diferente.

Os passageiros do Airlander terão luxuosas suites e poderão desfrutar de vistas de horizonte a horizonte no extenso Lounge Infinity do avião. O Altitude Bar oferece bebidas com a melhor vista, enquanto 18 hóspedes podem desfrutar de excelentes refeições nos céus.










Stephen McGlennan, CEO da HAV, afirmou que o Airlander 10 está a mudar a maneira como pensamos as viagens aéreas. "O Airlander desafia as pessoas a repensar os céus - essa é a força motriz por trás de tudo o que fazemos", diz ele. "As viagens aéreas tornaram-se muito úteis para ir de A a B o mais rápido possível. O que estamos oferecendo é uma maneira de tornar a viagem uma alegria." O Airlander 10 pode descolar e aterrar praticamente em qualquer superfície plana, eliminando a necessidade da infraestrutura tradicional, como portos ou aeroportos. Isso abre oportunidades para expedições de luxo a lugares onde o transporte existente não pode chegar e oferece o melhor em viagens transformadoras e excitantes.

O novo design da cabine aproveita ao máximo as características únicas do Airlander para criar um ambiente diferente de tudo o que existe actualmente na aviação. O CEO da Design Q, Howard Guy, acrescenta: "Adoramos fazer coisas diferentes. A nossa equipe fantástica de jovens designers aproveita a oportunidade de fazer algo que ninguém fez antes, imaginar um novo conceito e entrar no design detalhado do que esse espaço será "






O interior do Airlander 10 é excepcionalmente espaçoso

A cabine é maior do que a maioria dos aviões de corredor único, como o A320. Esse espaço permitiu que a equipe da Design Q usasse a sua ampla experiência em espaços de luxo para criar algo cheio de recursos exclusivos que definirão novos padrões de excelência em viagens aéreas. Howard explica: "A minha equipa explorou a oportunidade que o Airlander 10 apresenta; tivemos um enorme espaço para criar uma experiência que não compromete. Este é um luxo como se nunca o conhecesse - com a capacidade de ir a qualquer parte do mundo".

As duas empresas trabalharam em parceria no último ano para desenvolver o design da cabine. Durante todo o processo, a equipe foi orientada por exigências de engenharia e regulamentação. O projeto da cabine incorporou muitas considerações para garantir que seja prático, viável e pronto para a transição da sua produção. Ele também apresenta inúmeros detalhes de design que são os primeiros da indústria. O HAV e o Design Q continuarão a trabalhar juntos, com novos detalhes esperados para o final deste ano.




Algumas características do Airlander 10

- Realiza expedições de três dias com até 19 passageiros e tripulação

- Pode acomodar uma variedade de layouts, incluindo áreas de recepção, catering a bordo e opções flexíveis de assentos

- A configuração actual inclui cabines com suíte

- Janelas de altura total com visibilidade de horizonte a horizonte

- Cabine de 46m de comprimento - maior do que a maioria dos aviões de corredor único

- Capacidade de descolar e aterrar em praticamente qualquer superfície plana sem a necessidade de infraestruturas como pistas ou aeroportos.





HAV Awarded Design Organisation Approval

Em Otubro de 2018 a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) atribuiu à Hybrid Air Vehicles Ltd uma “Design Organisation Approval”, (DOA). Este é um marco importante para obter a autorização de produção do Airlander 10. É também uma grande conquista: apenas oito outras organizações possuem uma Design Organization Approval (DOA) da EASA para certificação de aeronaves de grande porte.

Receber um DOA dá à HAV a capacidade de realizar um programa de testes de voo completo para a certificação de tipo do Airlander 10. Embora a HAV tenha operado anteriormente o protótipo Airlander sob a permissão da CAA e da EASA, o DOA é um passo crítico para a certificação de tipo. Ao longo do processo, a HAV e a EASA construíram uma boa relação de trabalho. "Como organização, trabalhamos muito para nos certificarmos de que estávamos preparados para cada etapa do processo DOA. Como resultado, conseguimos garantir o nosso DOA", comenta Nikky Pittkin, Engenheiro de Segurança e Aeronavegabilidade, que foi uma peça fundamental para impulsionar o programa no HAV." Agora estamos a trabalhar com especialistas da EASA para estabelecer a base de certificação para nossas aeronaves, para que possamos trabalhar para a certificação de tipo do Airlander 10. "

"Conseguir obter o DOA sempre foi um marco importante no nosso plano de produção do Airlander 10", acrescenta o diretor executivo Nick Allman. "Trabalhando diretamente com a EASA, fizemos excelentes progressos no desenvolvimento dos regulamentos apropriados para uma aeronave como o Airlander. Ter o nosso DOA apoiará a nossa preparação para um programa de certificação de tipo à medida que avançamos com a aeronave de produção".

A HAV espera que a aeronave de produção Airlander 10 esteja em operação no início dos anos 2020, com a carteira de pedidos atualmente aberta para ambas as organizações e compradores individuais.



HAV AWARDED PRODUCTION ORGANISATION APPROVAL

Em Janeiro de 2019 a Autoridade de Aviação Civil (CAA) concedeu à Hybrid Air Vehicles Ltd uma PRODUCTION ORGANISATION APPROVAL, (POA). Após o bem-sucedido prémio de Design Organization Approval (DOA), da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), em Outubro de 2018, esta última conquista faz com que o HAV inicie 2019 numa posição forte para lançar a produção.

A Production Organisation Approval (POA) considera os aspectos de fabricação e montagem da produção de aeronaves. Isso inclui a gestão da cadeia de fornecedores, processos relacionados à fabricação e montagem, e a instalação de produção em si. Tanto a Design Organization Approval (DOA), que abrange as atividades de design e teste de vôo, quanto o POA, abrangendo fabricação e montagem, são necessários para avançar num programa de certificação de tipo para a produção do Airlander 10.

Ser premiado com o POA em 2018 é uma conquista notável. Geralmente demora-se mais de um ano para preparar uma instalação para uma auditoria de POA. O HAV só se mudou para a nossa unidade de produção, o Airlander Technology Center, em Junho e ficou pronto para a auditoria em menos de seis meses. Este sucesso está ligado ao esforço da equipe de produção, liderada por Ivor Pope.





Além de preparar a instalação, a equipe da Technology House tem trabalhado para estabelecer processos rigorosos ne cadeia de fornecedores e garantia de qualidade. "A aprovação do POA é um marco significativo para o HAV. É o culminar de meses de trabalho árduo e esforço concentrado", comenta David Lindley, chefe de segurança de aviação e garantia de qualidade da HAV. "Isso demonstra que os processos de segurança, garantia de qualidade e gestão da cadeia de fornecedores estão em vigor, juntamente com a instalação de produção."

"Receber com sucesso o POA no mesmo ano que o DOA é fantástico", acrescenta o diretor executivo Nick Allman. "O POA é o selo de aprovação do regulador para avançarmos com a produção do Airlander 10 no caminho para a certificação de tipos. Isso coloca-nos numa ótima posição em 2019."




Veja aqui as outras histórias desta série, dos GLORIOSOS "MALUCOS":


> 1ª Parte - Os Pioneiros

> 2ª Parte - Virgin Galatic Parte 1

> 3ª Parte - Virgin Galatic Parte 2

> 4ª Parte  Stratolaunch

6ª Parte - Russian Reusable Space Vehícle





Sem comentários:

Enviar um comentário