Linha Aérea e outros voos - GLORIOSOS “MALUCOS” DE MÁQUINAS VOADORAS - 5


5ª Parte


AIRLANDER, um "instrumento para andar pelo ar"







O Padre Jesuíta Bartolomeu de Gusmão quando no dia 8 de Agosto de 1709 apresentou os seus protótipos à corte de D. João V, não poderia nunca supor que a sua Passarola,  supostamente construído entre 1709 e 1720, voasse tão bem como três séculos depois o Airlander o faria e com tanta graça...




                                                               Era o seu:

"instrumento para andar pelo ar"



"Diz o licenciado Bartholomeu que ele tem descoberto um instrumento para andar pelo ar da mesma sorte que pela terra, e pelo mar, com muita mais brevidade, fazendo muitas vezes duzentas e mais léguas de caminho por dia, nos quais instrumentos se poderão levar os avisos de mais importância aos exércitos e terras mais remotas, quasi no mesmo tempo em que se resolvem"



Mas foi José Saramago que nos explicou como funciona afinal tal maravilha.



    Um desenho de José Saramago durante a escrita do Memorial do Convento







Sei do que falo pois li o Memorial do Convento quase todo em voz alta, também eu maravilhado com os poderes de Blimunda, Sete Sois mas acima de tudo com a extraordinária capacidade da Passarola se mover usando um combustível único, não poluente, libertador e que incorpora nada mais nada menos do que a vontade colectiva de chegar até perto de Deus.




Ora como se sabe o princípio, no fundo, no fundo, deve ser o mesmo, acho eu...




O Airlander, a maior aeronave do mundo, utiliza tecnologia inovadora para combinar as melhores características de aeronaves de asa fixa e helicópteros com tecnologia mais leve que o ar para criar uma nova geração de aeronaves híper-eficientes. Pode manter-se no ar até cinco dias. Preencherá uma ampla gama de funções de comunicação, transporte de carga e pesquisa, tanto no sector militar quanto no comercial, todas com uma pegada de carbono significativamente menor do que outras formas de transporte aéreo.



















O AIRLANDER 50 será o irmão mais velho do AIRLANDER 10 e transportará mais de 50 toneladas de carga com um volume superior a 500 metros cúbicos. Grande parte da tecnologia nas duas aeronaves é a mesma. O AIRLANDER 50 foi projetado especificamente para o mercado de Carga e oferece um menor custo de transporte por tonelada-km do que qualquer outro meio de transporte existente. Também pode voar ponto-a-ponto sem a necessidade de qualquer infraestrutura aeroportuária, sendo ideal para acesso remoto e logística para sectores como mineração, petróleo, gás e ajuda humanitária.


O Airlander 10 é o acual produto da Hybrid Air Vehicles com seu próprio mercado. O Airlander 50 está em desenvolvimento e será comercializado no início de 2020.


O projecto é sustentado pelas inúmeras patentes da empresa registadas em todo o mundo. Desde a mais recente tecnologia de materiais até aos efeitos aerodinâmicos da sua forma, está cheio de inovação. Não há estrutura interna no Airlander - a sua forma é mantida graças à estabilização da pressão do hélio dentro do casco, e do material Vectran inteligente e forte do qual é feito. Compósitos de carbono são usados em toda a aeronave para economia de força e peso.


Sobre a Hybrid Air Vehicles Ltd

Fundada em 2007, a Hybrid Air Vehicles é a empresa por trás do inovador avião híbrido Airlander. O Airlander pode descolar e aterrar praticamente em qualquer superfície plana e oferece uma combinação poderosa de flexibilidade, persistência, capacidade de carga útil e eficiência. Adequado para funções de vigilância e patrulha de fronteiras, busca e resgate e turismo expedicionário, o Airlander é uma aeronave que incentiva os clientes a Repensar os Céus e considerar novas abordagens para solucionar alguns dos maiores desafios enfrentados pela indústria aeroespacial hoje




RETHINK THE SKIES



A Hybrid Air Vehicles é há muito tempo uma organização que desafia o status quo. Desde o primeiro dia, ultrapassamos os limites do que as aeronaves podem fazer. À medida que avançamos com a produção do Airlander, estamos agora a fornecer soluções inteiramente novas para as necessidades dos nossos clientes. Em 2018, em Farnborough, a incentivámos os nossos clientes a "Repensar os Céus" e tornar a nossa filosofia de longa data parte de suas operações.





O CEO da HAV, Stephen McGlennan, está a olhar para o futuro que se abre para a HAV e os nossos clientes quando Repensarmos os Céus.

 "Repensar os Céus é uma mensagem que é tão aplicável à defesa e segurança quanto ao turismo de aventura. Á nossa volta, vemos novos desafios para fornecer serviços em locais remotos, fornecer interligações aéreas e reduzir o impacto ambiental da nossa indústria. A indústria aeroespacial não pode resolver esses novos desafios só com variações nas mesmas respostas. Com o Airlander, há uma maneira de fazer as coisas de maneira diferente - e melhor ".


Airlander Luxury Interior Revealed

A Hybrid Air Vehicles Limited e a Design Q apresentaram no dia 19 Jul 2018 a cabine de passageiros do Airlander 10, mostrando o que é possível no turismo de luxo quando se “Repensa os Céus”.




Sobre a Design Q






Design Q é uma consultoria de design independente sedeada em Redditch, ao sul de Birmingham, no Reino Unido. Fundada em 1997 por Howard Guy e seu colega ex-designer da Jaguar, Gary Doy, Em conjunto desenvolveram um invejável portfólio de designs de produtos, desde interiores aeroespaciais, exteriores e interiores de automóveis, até diversos produtos duráveis para consumidores. incluindo relógios…




A notável cabine de passageiros do Airlander 10 abre novas possibilidades ao abordar as viagens aéreas de uma perspectiva diferente.

Os passageiros do Airlander terão luxuosas suites e poderão desfrutar de vistas de horizonte a horizonte no extenso Lounge Infinity do avião. O Altitude Bar oferece bebidas com a melhor vista, enquanto 18 hóspedes podem desfrutar de excelentes refeições nos céus.










Stephen McGlennan, CEO da HAV, afirmou que o Airlander 10 está a mudar a maneira como pensamos as viagens aéreas. "O Airlander desafia as pessoas a repensar os céus - essa é a força motriz por trás de tudo o que fazemos", diz ele. "As viagens aéreas tornaram-se muito úteis para ir de A a B o mais rápido possível. O que estamos oferecendo é uma maneira de tornar a viagem uma alegria." O Airlander 10 pode descolar e aterrar praticamente em qualquer superfície plana, eliminando a necessidade da infraestrutura tradicional, como portos ou aeroportos. Isso abre oportunidades para expedições de luxo a lugares onde o transporte existente não pode chegar e oferece o melhor em viagens transformadoras e excitantes.

O novo design da cabine aproveita ao máximo as características únicas do Airlander para criar um ambiente diferente de tudo o que existe actualmente na aviação. O CEO da Design Q, Howard Guy, acrescenta: "Adoramos fazer coisas diferentes. A nossa equipe fantástica de jovens designers aproveita a oportunidade de fazer algo que ninguém fez antes, imaginar um novo conceito e entrar no design detalhado do que esse espaço será "






O interior do Airlander 10 é excepcionalmente espaçoso

A cabine é maior do que a maioria dos aviões de corredor único, como o A320. Esse espaço permitiu que a equipe da Design Q usasse a sua ampla experiência em espaços de luxo para criar algo cheio de recursos exclusivos que definirão novos padrões de excelência em viagens aéreas. Howard explica: "A minha equipa explorou a oportunidade que o Airlander 10 apresenta; tivemos um enorme espaço para criar uma experiência que não compromete. Este é um luxo como se nunca o conhecesse - com a capacidade de ir a qualquer parte do mundo".

As duas empresas trabalharam em parceria no último ano para desenvolver o design da cabine. Durante todo o processo, a equipe foi orientada por exigências de engenharia e regulamentação. O projeto da cabine incorporou muitas considerações para garantir que seja prático, viável e pronto para a transição da sua produção. Ele também apresenta inúmeros detalhes de design que são os primeiros da indústria. O HAV e o Design Q continuarão a trabalhar juntos, com novos detalhes esperados para o final deste ano.




Algumas características do Airlander 10

- Realiza expedições de três dias com até 19 passageiros e tripulação

- Pode acomodar uma variedade de layouts, incluindo áreas de recepção, catering a bordo e opções flexíveis de assentos

- A configuração actual inclui cabines com suíte

- Janelas de altura total com visibilidade de horizonte a horizonte

- Cabine de 46m de comprimento - maior do que a maioria dos aviões de corredor único

- Capacidade de descolar e aterrar em praticamente qualquer superfície plana sem a necessidade de infraestruturas como pistas ou aeroportos.





HAV Awarded Design Organisation Approval

Em Otubro de 2018 a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) atribuiu à Hybrid Air Vehicles Ltd uma “Design Organisation Approval”, (DOA). Este é um marco importante para obter a autorização de produção do Airlander 10. É também uma grande conquista: apenas oito outras organizações possuem uma Design Organization Approval (DOA) da EASA para certificação de aeronaves de grande porte.

Receber um DOA dá à HAV a capacidade de realizar um programa de testes de voo completo para a certificação de tipo do Airlander 10. Embora a HAV tenha operado anteriormente o protótipo Airlander sob a permissão da CAA e da EASA, o DOA é um passo crítico para a certificação de tipo. Ao longo do processo, a HAV e a EASA construíram uma boa relação de trabalho. "Como organização, trabalhamos muito para nos certificarmos de que estávamos preparados para cada etapa do processo DOA. Como resultado, conseguimos garantir o nosso DOA", comenta Nikky Pittkin, Engenheiro de Segurança e Aeronavegabilidade, que foi uma peça fundamental para impulsionar o programa no HAV." Agora estamos a trabalhar com especialistas da EASA para estabelecer a base de certificação para nossas aeronaves, para que possamos trabalhar para a certificação de tipo do Airlander 10. "

"Conseguir obter o DOA sempre foi um marco importante no nosso plano de produção do Airlander 10", acrescenta o diretor executivo Nick Allman. "Trabalhando diretamente com a EASA, fizemos excelentes progressos no desenvolvimento dos regulamentos apropriados para uma aeronave como o Airlander. Ter o nosso DOA apoiará a nossa preparação para um programa de certificação de tipo à medida que avançamos com a aeronave de produção".

A HAV espera que a aeronave de produção Airlander 10 esteja em operação no início dos anos 2020, com a carteira de pedidos atualmente aberta para ambas as organizações e compradores individuais.



HAV AWARDED PRODUCTION ORGANISATION APPROVAL

Em Janeiro de 2019 a Autoridade de Aviação Civil (CAA) concedeu à Hybrid Air Vehicles Ltd uma PRODUCTION ORGANISATION APPROVAL, (POA). Após o bem-sucedido prémio de Design Organization Approval (DOA), da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), em Outubro de 2018, esta última conquista faz com que o HAV inicie 2019 numa posição forte para lançar a produção.

A Production Organisation Approval (POA) considera os aspectos de fabricação e montagem da produção de aeronaves. Isso inclui a gestão da cadeia de fornecedores, processos relacionados à fabricação e montagem, e a instalação de produção em si. Tanto a Design Organization Approval (DOA), que abrange as atividades de design e teste de vôo, quanto o POA, abrangendo fabricação e montagem, são necessários para avançar num programa de certificação de tipo para a produção do Airlander 10.

Ser premiado com o POA em 2018 é uma conquista notável. Geralmente demora-se mais de um ano para preparar uma instalação para uma auditoria de POA. O HAV só se mudou para a nossa unidade de produção, o Airlander Technology Center, em Junho e ficou pronto para a auditoria em menos de seis meses. Este sucesso está ligado ao esforço da equipe de produção, liderada por Ivor Pope.





Além de preparar a instalação, a equipe da Technology House tem trabalhado para estabelecer processos rigorosos ne cadeia de fornecedores e garantia de qualidade. "A aprovação do POA é um marco significativo para o HAV. É o culminar de meses de trabalho árduo e esforço concentrado", comenta David Lindley, chefe de segurança de aviação e garantia de qualidade da HAV. "Isso demonstra que os processos de segurança, garantia de qualidade e gestão da cadeia de fornecedores estão em vigor, juntamente com a instalação de produção."

"Receber com sucesso o POA no mesmo ano que o DOA é fantástico", acrescenta o diretor executivo Nick Allman. "O POA é o selo de aprovação do regulador para avançarmos com a produção do Airlander 10 no caminho para a certificação de tipos. Isso coloca-nos numa ótima posição em 2019."




Veja aqui as outras histórias desta série, dos GLORIOSOS "MALUCOS":


> 1ª Parte - Os Pioneiros

> 2ª Parte - Virgin Galatic Parte 1

> 3ª Parte - Virgin Galatic Parte 2

> 4ª Parte  Stratolaunch

6ª Parte - Russian Reusable Space Vehícle





Linha Aérea e outros voos - GLORIOSOS “MALUCOS” DE MÁQUINAS VOADORAS - 4







4ª Parte


Stratolaunch




No dia 13 de Dezembro de 2011...













Paul Allen















Burt Rutan



...anunciam publicamente o propósito de construírem uma versão mais avançada do White Knight
capaz de lançar simultaneamente vários rockets para colocar cargas no Espaço podendo estas
atingir órbitas ainda  mais altas.








     IMG do site da Stratolaunch































NASA tinha terminado há poucos meses o programa operacional do Space Shuttle. O voo STS-135 foi a última missão, realizada pelo Space Shuttle Atlantis.

  
 


      









Esta última missão ocorreu no dia

08  de  Julho  de  2011.
































Poster oficial da NASA








      A aterragem da Atlantis deu-se 13 dias depois21 de Julho de 2011.




     Da esq. p/ dir:
     Rex Walheim, Doug Hurley, Chris Ferguson e Sandy Magnus






 Os cinco Space Shuttles que causavam o interesse de todo o mundo nas partidas para a International Space Station e também quando voltavam a Terra.





Alargava-se ainda mais o caminho à iniciativa privada na conquista do Espaço
evitando a utilização de fundos públicos.



20 de Agosto de 2018 - A Stratolaunch anunciou em Seattle, WA, a sua nova família de veículos de lançamento que entrará em operação regular a partir de 2020. O exclusivo sistema de lançamento aéreo da empresa utilizará o maior avião do mundo como plataforma de lançamento móvel, capaz de lançar veículos que transportarão satélites para múltiplas órbitas e inclinações, numa única missão. Com esses novos veículos, a Stratolaunch está pronta para tornar o acesso ao espaço conveniente, acessível e rotineiro.



   O Stratolaunch equipado com 6 reactores recuperados de Boeings B747 estacionados no Deserto de Mojave



     Como funciona?




Stratolauncho maior avião do mundo, transportando 1 a 3 veículos equipados com rockets, descola de uma pista como qualquer outro avião. Uma vez atingida a altitude de cruzeiro, 35.000 pés (10.668 m), um ou mais veículos de lançamento são libertados por gravidadeiniciando só então a ignição dos seus próprios rockets para largar cargas a diferentes inclinações e órbitas.
Quando os veículos de lançamento sobem para as suas órbitas, o Stratolaunch volta para a base e aterra na pista.



IMG da Stratolaunch



  
      Numa antevisão ( o avião ainda não tinha voado até ao final de 2018)
      vê-se o Strtaolaunch a transportar três rockets Pegasus para um lançamento simultâneo.



                                                      O que é o Stratolaunch?




É só o maior avião do mundo, em envergadura, jamais construído…



117 metros de ponta a ponta da asa.

Mais 37m do que a do gigante A380.



É o tamanho de um Estádio de futebol americano, bancada a bancada e não o rectângulo do relvado…









Especificações gerais:

Envergadura – 385’ – 117m
Comprimento – 238’ – 73m
Alt. da cauda – 50’ – 15m





Peso Máx. Descolagem – 650 toneladas
Peso vazio – 226,8 ton
Capacidade de carga máx. – 250 ton
Capacidade de combustível – 114 ton


Trem de aterragem com um total de 28 rodas. 14 em cada fuselagem.



6 reactores Pratt & Whitney PW4056 turbofan com 28.500kg de impulse cada, recuperados de B747's






Avionics, cockpit, trem de aterragem e Flight Controls também recuperados de B747's

128km de cabos eléctricos.


Estrutura – fibra de carbono

Tripulação – 3 elementos na fuselagem direita

Na fuselagem esquerda – Flight Data Systems


Tempo total de uma missão – 10 horas

Range Operacional – 1.852km


________________________________________



E o primeiro voo de teste foi no dia 13 de Abril de 2019.

A descolagem do Stratolaunch do Mojave Air & Space Port foi ás 10 horas da manhã e durou 2h e 30m.

O extraordinário avião atingiu os 17.000" de altitude e uma velocidade máxima de 304km/h.




O Stratolaunch acaba de fazer a sua primeira aterragem, no dia 13 de Abril de 2019


    Vejam aqui o vídeo oficial desse voo.




Videos anteriores:




Veja aqui as outras histórias desta série, dos GLORIOSOS "MALUCOS":


> 1ª Parte - Os Pioneiros

> 2ª Parte - Virgin Galatic Parte 1

> 3ª Parte - Virgin Galatic Parte 2

> 5ª Parte - Airlander

6ª Parte - Russian Reusable Space Vehícle


Alguns LINKs consultados


https://pt.wikipedia.org/wiki/SpaceShipOne

https://www.virgingalactic.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Virgin_Galactic

https://en.wikipedia.org/wiki/SpaceShipTwo

https://www.theguardian.com/science/2018/oct/09/virgin-galactic-space-flight-vss-unity-go-weeks-not-months

https://spacenews.com/virgin-galactic-preparing-for-next-phase-of-spaceshiptwo-test-flight-program/

https://www.mojaveairport.com/directory.html

http://save-a-life.org/photopages/mojavespaceport.html

Mojave Air & Space site:

https://www.mojaveairport.com/#

Mojave Transportation Museum:

http://mojavemuseum.org/







Blue Origin New Shepard Mission: 

Experience the Crew Capsule

https://youtu.be/K9GoLD49sQ0



Blue Origin voo da cápsula no dia 29 de Abril de 2018:

https://youtu.be/3OUp-_GKGfo







(Actualizada em 15 de Abril de 2019)