Linha Aérea e outros voos - GLORIOSOS “MALUCOS” DE MÁQUINAS VOADORAS - 3


 Parte


Virgin Galatic Parte 2


Na segunda parte vimos como as
extraordinárias ideias evoluíram

Vamos ver como foi depois...


WhiteKnightTwo








     O modelo precursor do WhiteKnightTwo foi o WhiteKnightOne com um design único
     parecendo ter saído de um filme de ficção científica com muitos efeitos especiais...













     A sua função era transportar o SpaceShip até aproximadamente 50.000’.
     Altura em que este se solta e segue autónomo para o Espaço,
     voltando o WhiteKnight à base



Fez o primeiro voo no dia 1 de Agosto de 2002.

Dois anos depois ganhou o Ansari X Prizeuma competição espacial na qual a X PRIZE Foundation ofereceu 10 milhões de dólares de prémio para a primeira organização não-governamental a lançar uma nave espacial, tripulada e reutilizável, no espaço, duas vezes no período de duas semanas.







Foi também usado como transportador e lançador do avião espacial X-37 pertencente à Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) em 2005 e 2006. 



Um projecto de que pouco se sabe. Tudo sobre ele é mantido em segredo...






Mas esta história é sobre a Virgin Galatic, o WhitKnightTwo (WK2) e o SpaceShipTwo (SS2).






     O WhitKnightTwo com o SpaceShipTwo acoplado ao centro



O VMS WK2 - (o prefixo "VMS" significa "Virgin Mothership") é aproximadamente três vezes maior que o White Knight One.













O WhiteKnightTwo tem uma envergadura equivalente à da Super
Fortaleza Voadora Boeing B-29 (imagem à esquerda).



O WK2 é uma aeronave muito moderna, pois até os cabos de controle de voo são feitos de fibra de carbono.

Servirá também para uma  ante-visão de voo com gravidade zero que precede o voo sub-orbital do SpaceShipTwo


Está desenhado para ter um tecto de serviço de cerca de 60.000 pés (18 km), oferecendo um céu azul escuro aos passageiros astronautas. Isso permitirá que os turistas treinem antes do voo real

O WK2 tem uma fuselagem dupla com quatro motores a jacto montados dois em cada asa. 

















Os reactores são recuperados dos aviões estacionados junto ao Aeroporto de Mojave



"MOJAVE AIR & SPACE PORT" alberga  actualmente  mais  de  60  empresas  dedicadas  ao
desenvolvimento  de actividades relacionadas com o voo, industria aeroespacial da mais ligeira  até
à mais avançada,  testes de voo e investigação  e mesmo a construção  industrial  ferroviária  pesada.












Jazem no deserto ás dezenas.

Com outros amigos...

Tal como os elefantes se juntam
num local ermo para morrer...

Tristes e abandonados.

Mas com dignidade!



A Virgin Galactic contratou a Scaled Compasits e Burt Rutan para a concepção e construção do WK2 e do SS2

2008 - Em 23 de Janeiro, o projeto WhiteKnightTwo foi apresentado

2008 -  Em 28 de Julho deu-se a apresentação pública do VMS Eve, Número da cauda: N348MS que ocorreu na sede da Scaled's em Mojave.

Ao primeiro VMS WK2 chamaram-lhe VMS Eve.





VMS Eve's nose art     










O nome é uma homenagem a Evette Branson, mãe de Richard Branson, presidente do Virgin Group. O avião tem pintado no nariz uma mulher loira segurando a bandeira corporativa da Virgin Galactic.  A pintura pretende replicar a imagem de Evette Branson quando era mais jovem e é conhecida como a Galáctic Girl.





2008 – No dia 12 de  Dezembro, o avião fez o primeiro teste de táxi.
O  VMS Eve será usado para testar todo o Sistema

2008 – No dia 21 de Dezembro voou pela primeira vez.

Espera-se que o segundo seja chamado “VMS Spirit of Steve Fossett” em homenagem ao amigo próximo de Branson, Steve Fossett, que morreu num acidente aéreo em 2007, num pequeno avião no deserto do Mojave e nunca foi encontrado.


2010 - Em 22 de Março o VMS Eve completou seu 25º voo, a primeira ocasião em que levou o SpaceShipTwo, VSS Enterprise (VSS de Virgin SpaceShip) Foi um vôo de 2 horas e 54 minutos tendo atingido a altitude de 45.000 pés (14.000 m)


É o maior avião jamais fabricado com materiais exclusivamente compósitos. Tem a maior peça inteiramente fabricada com compositos: uma grande asa com 43 m (140 pés) de envergadura.
Richard Branson também anunciou que será altamente eficiente em termos de combustível







Especificações do WhitKnightTwo

Dados da Virgin Galactic em 2007

Características gerais


• Tripulação: 2 pilotos

• Capacidade: carga 17,000 kg até 50,000 pés

• Comprimento: 24 m

• Envergadura: 43 m

• Reactores: 4 × Pratt & Whitney Canada PW308 turbofan engines, 6,900 lb libras de impulso cada.


Performance

• Tecto 70,000 pés (21.000 m)




Na 4ª Parte vamos ver o Stratolaunch.

Um avião na mesma linha do WK1 e WK2 mas com seis reactores de Boing 747.

Maior do que um campo de futebol americano...



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Reveja aqui as outras histórias desta série, dos GLORIOSOS "MALUCOS":


> 1ª Parte - Os Pioneiros


> 2ª Parte Virgin Galatic 1

> 4ª Parte - Stratolaunch

> 5ª Parte - Airlander

6ª Parte - Russian Reusable Space Vehícle


Videos:

Virgin Galactic SpaceShipTwo First Powered Flight


SpaceShipTwo First Rocket Powerede flight


Video da largada:



LINKs


https://pt.wikipedia.org/wiki/SpaceShipOne
https://www.virgingalactic.com/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Virgin_Galactic
https://en.wikipedia.org/wiki/SpaceShipTwo
https://www.theguardian.com/science/2018/oct/09/virgin-galactic-space-flight-vss-unity-go-weeks-not-months
https://spacenews.com/virgin-galactic-preparing-for-next-phase-of-spaceshiptwo-test-flight-program/
https://www.mojaveairport.com/directory.html
http://save-a-life.org/photopages/mojavespaceport.html
Mojave Air & Space site:
https://www.mojaveairport.com/#
Mojave Transportation Museum:
http://mojavemuseum.org/



Blue Origin New Shepard Mission :
Experience the Crew Capsule
https://youtu.be/K9GoLD49sQ0

Blue Origin voo da cápsula no dia 29 de Abril de 2018:
https://youtu.be/3OUp-_GKGfo





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