Preparativos para a viagem
No início de Janeiro 1922 o hidroavião seguiu para Lisboa onde o pessoal do Centro Aviação Marítima começou a proceder à sua montagem.
Sacadura Cabral e
o tenente Bettencourt chegaram a Lisboa no dia 6 de Março com o mecânico E.
Tips, da casa Fairey, que em Lisboa devia dar assistência à montagem do hidro.
Tiveram de fazer o
regresso a Lisboa a voar um hidroavião que tinha sido oferecido á Aviação Marítima pelo Banco Português e Brasileiro.
Foi uma viagem demorada e cheia de peripécias.
Foi só entre Janeiro e Março, no meio da grande azáfama de acompanhar a montagem do hidro e de tratar da grande logística necessária ao acompanhamento do voo, que Sacadura Cabral tomou a decisão de levar como companheiro Gago Coutinho.
Este, naturalmente, pediu que se retirasse os apetrechos necessários ao duplo comando, uma vez que precisava do espaço para todo o material de apoio á Navegação.
Desejo prontamente satisfeito (trabalhos que orientou pessoalmente) já que o Almirante (que ainda não era) não sabia pilotar e todo o peso que se pudesse evitar era bem vindo. O avião nem tinha um equipamento de TSF e os mantimentos resumiam-se simplesmente a "paus de chocolate, bolachas de água e sal, água da companhia e uma garrafa de Porto Ramos Pinto guardada para casos extremos".
Com o grande empenho do Ministro da Marinha nessa data,
Victor Hugo de Azevedo Coutinho,
foi possível concluir todos os trabalhos permitindo que o avião fosse ensaiado de modo a estar em Cabo Verde na lua de Abril já que o trajeto Cabo Verde - Fernando de Noronha teria de ser feito de noite.
o cruzador República,
o aviso 5 de Outubro
e a canhoneira Bengo, esta última julgada quase desnecessária.
"O República seria o nosso navio de apoio e nele se embarcariam os sobressalentes necessários, combustível, etc, assim como o pessoal especializado sob as ordens do chefe das oficinas do centro de aviação marítima 1º tenente engenheiro maquinista Ernesto Costa e do mestre geral das mesmas oficinas, Roger Subiran.
Os outros 2 navios deviam prestar apenas serviços limitados embarcando-se algum pessoal e material no 5 de Outubro.
A ideia era a seguinte:
O República seguiria diretamente para Cabo Verde onde ficaria à nossa espera; a Bengo e 5 de Outubro iriam para Las Palmas. Depois da nossa chegada a este Porto, um deles regressaria a Lisboa, continuando o outro para Cabo Verde a fim de ali servir de apoio quando o República seguisse para Fernando de Noronha. Logo que o hidroavião largasse de Cabo Verde, este navio regressaria a Lisboa.
Fizeram-se 3 voos de experiência, afinaram se detalhes e introduziram-se as modificações que foram julgadas convenientes.
Tiraram-se os tanques dos flutuadores para se melhorar a sua instalação, substituiu-se a bomba de mão de gasolina, instalou-se o necessário para tornar fácil a navegação, segundo as indicações do comandante Coutinho.
Não houve, porém, ocasião de fazer experiência de consumo e velocidade com carga média.
Inclusivamente, foi só na véspera da partida que Sacadura Cabral foi a Aveiro, a S. Jacinto, "fazer uns voos de experiência" para se "familiarizar com o aparelho" já "que nunca tinha voado nele" mas em Fairey´s III D semelhantes. Era só para "fazer um pouco a mão"...
O tempo, além de ser escasso esteve quase sempre mau e ventoso, mas como no primeiro ensaio se obteve facilmente a velocidade máxima de 85 milhas, supus que facilmente conseguiria uma velocidade de cruzeiro de 70 milhas com o consumo de 18 galões por hora.
A 25 de Março, logo que se pode assentar em que a travessia seria mesmo tentada, largaram os 3 navios de Lisboa."
Índice da Travessia
1 - Preâmbulo a toda a história
1a - Os Antecedentes, os Homens envolvidos e os Aviões utilizados.
1b - O voo do capitão-tenente Read
1c - A Travessia feita pelo capitão Alcock e pelo tenente Brown
2 - Aviões empregues nestas travessias
2a - A escolha do avião para a Travessia Lisboa . Rio de Janeiro
3 - Primeiro raid aéreo Lisboa - Funchal
4 - O sextante modificado de Gago Coutinho
5 - Breves biografias de Sacadura Cabral e Gago Coutinho
5a - Artur de Sacadura Freire Cabral
5b - Carlos Viegas Gago Coutinho
5c - As Ordens Militares atribuídas
6 - Preparativos para a viagem (Capítulo actual)
7 - O voo de Sacadura Cabral e Gago Coutinho entre Lisboa e o Rio de Janeiro
8 - As homenagens no Brasil e o regresso a Portugal
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